Encontro Nacional de Engenharia Civil 2009 – A Qualidade dos Actos em Engenharia Civil

No próximo dia 21 de Março de 2009 irá realizar-se, na Figueira da Foz, o Encontro Nacional de Engenharia Civil, organizado anualmente pelo Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros.
Consciente da responsabilidade ética e profissional dos En­genheiros Civis no desenvolvimento socio-económico da nossa sociedade, garantindo em simultâ­neo a sustentabilidade ambiental das suas intervenções, o Colégio pretende que este Encontro seja um espaço privilegiado de de­bate, reforçando a coesão dos seus membros e promovendo a qualidade dos seus actos.

Assim, a “Qualidade dos Actos” de Enge­nharia Civil é o tema central do Encontro, em torno do qual serão discutidas questões essenciais à sua garantia, como a relevância do software utilizado na realização dos actos, a legislação que os regulamenta e a formação que habilita os Engenheiros Civis a exercê-los com diferentes níveis de competência. Para além da importância intrínseca destas matérias, a grande actualidade do tema é evidente num contexto único em que mudanças significati­vas ocorrem nas diferentes vertentes referidas, como sejam: a revisão do Decreto 73/73, a entrada em vigor dos Euro­códigos estruturais e a reformulação do Ensino Superior na sequência do Processo de Bolonha, entre outras.
Logo a seguir à Sessão de Abertura, com intervenções do Presidente do Colégio e do Bastonário da Ordem, haverá uma conferência proferida pelo Presidente da ASCE (Ame­rican Society of Civil Engineers), que partilhará as suas reflexões e experiências sobre a temática do Encontro.
Seguir-se-ão três painéis subordinados aos tópicos enun­ciados: “Software e Qualidade dos Actos”, “Legislação e Qualidade dos Actos” e “Formação, Actos e Competências”, pretendendo-se com esta estrutura potenciar uma participa­ção efectiva de todos os Colegas presentes.
Findo o Encontro, os participantes poderão aproveitar o fim-de-semana numa cidade vocacionada para o lazer, com uma vasta praia, marina, bons restaurantes, esplanadas, casino e uma série de belos locais a visitar num raio de poucos quilómetros.

Programa
09:30 Recepção aos Participantes / café
10:00 – 10:40 Abertura dos Trabalhos
Eng. Celestino Quaresma,
Presidente do Conselho Directivo da Região Centro da O.E.
Eng. Hipólito de Sousa, Presidente do Colégio de Engenharia Civil
Eng. Fernando Santo, Bastonário da Ordem dos Engenheiros
10:40 – 11:30 Conferência Inaugural
Blaide D. Leonard, Presidente da ASCE – American Society of Civil Engineers
11:30 – 13:00 Software e Qualidade dos Actos
Moderador: Eng. Eduardo Júlio, Ordem dos Engenheiros
Painel: Eng. João Catarino, Central Projectos Eng. António Tadeu, ITeCons Eng. José Marques Lapa, Autodesk Eng. Válter Lúcio, Ordem dos Engenheiros
13:00 – 14:30 Almoço
14:30 – 16:30 Legislação e Qualidade dos Actos
Moderador: Eng. Hipólito de Sousa, Ordem dos Engenheiros
Painel: Dr. Filipe Silva, InCI Eng. José Amorim Faria, APPC Eng. Eduardo Gomes, Estradas de Portugal Eng. J. Teixeira Trigo, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
16:30 – 16:45 Intervalo para café
16:45 – 18:30 Formação, Actos e Competências
Moderador: Eng. Filipe Bandeira, Ordem dos Engenheiros
Painel: Eng. Luís Picado, FCTUC Eng. Alfredo Soeiro, FEUP Eng. Armando Camelo, Consultor Eng. Rui Furtado Marques, Consultor
18:30 Encerramento
Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (a confirmar)

Informações e Inscrições
Ordem dos Engenheiros – Secretariado dos Colégios
Av. Sidónio Pais, 4 – E – 1050-212 Lisboa
Tel.: 21 313 26 63 / 64 – Fax: 21 313 26 72
E-mail: colegios@ordemdosengenheiros.pt
Ficha de Inscrição disponível em www.ordemdosengenheiros.pt

Comissão Organizadora
Hipólito de Sousa
Ângela Nunes
Eduardo Júlio
Filipe Bandeira
Luís Leite Pinto
Paulo Ribeirinho
Rui Pais Santos




Outros artigos interessantes:




14 Comentários a Encontro Nacional de Engenharia Civil 2009 – A Qualidade dos Actos em Engenharia Civil

  1. Pedro Costa

    Com um painel desta qualidade vai ser concerteza interessantíssimo.
    Eu vou lá estar.

    Cumprimentos

  2. Ana Borges

    Acho excelente a edição deste ano focar os Eurocódigos (a ver se finalmente andam para a frente) e o uso, por vezes desregrado, do software para engenharia civil.

  3. Miguel Miranda

    A não perder!

  4. Tiago

    Se tudo correr bem, o Eng. Celestino Quaresma será o futuro Bastonário da Ordem. Assim finalmente talvez possamos deixar de ver as poucas vergonhas que acontecem na Ordem dos Engenheiros de Lisboa, onde tudo funciona mal (a começar pela secretaria e centro de apoio ao estagiário) e os membros são completamente desrespeitados. E já tentaram telefonar para a secretaria? Verdadeiramente anedótico…
    Deveriam olhar para as Ordens da Região Norte e Centro, onde as coisas funcionam como deve ser e os membros se orgulham de o ser.

  5. mariana f.

    Tiago, tens toda a razão. A secretaria da ordem dos engenheiros da região sul é uma desgraça. A mim chegaram a perder-me documentos!

  6. Luis Lourenço

    Na delegação do Porto as coisas funcionam razoávelmente bem. Mas já ouvi algumas críticas em relação à delegação de Lisboa.
    SOLUÇÃO: Inscrevam-se em em Coimbra ou no Porto ;)!!!

  7. Márcio

    na secretaria da ordem o atendimento telefónico é nulo
    fica-se uma eternidade à espera que alguém atenda e quando o fazem é com uma antipatia grotesca

  8. Helena Neves

    Não fazia ideia que as coisas funcionavam tão mal em Lisboa :(. Ainda bem que estou inscrita na Ordem dos Engenheiros da Região Norte.

  9. João Silva

    Também tenho uma má experiência com a secretaria da região Sul de Lisboa, que amadorismo, que incompetência. Depois de quase 1 ano à espera do cartão da ordem, acabei por sair do meu antigo emprego sem nunca o ter recebido. Vim trabalhar para a região de Coimbra e após me ter transferido para a ordem da região centro, pedi o cartão e este demorou uma semana e meia a chegar!

  10. Engenheiro Tomé

    Façam barulho colegas, pode ser que alguém vos ouça. Alguém que vá ao encontro no dia 21 e denuncie esta falta de respeito.

  11. Miguel Garcia

    Em Faro é a mesma coisa, burocracia atrás de burocracia. Em vez de ajudarem prejudicam e ainda temos de pagar por isso.

  12. Leonel Martins

    Parece-me que vai ser um grande evento.

  13. Rui Pereira Alves

    No que diz respeito a FORMAÇÂO, ACTOS E COMPETÊNCIAS, estarei atento à, por certo brilhante, intervenção do Professor Engenheiro Alfredo Soeiro.

  14. António

    Concordo com a opinião dos colegas, a Ordem dos Engenheiros Região Sul não funciona.

    Deixo para análise e discussão o seguinte:
    – O Processo de Análise Curricular para Perito do RCCTE é uma verdadeira odisseia. Desde Eng. Civis poderem estar a ser avaliados por Eng. Mecânicos (pelo que sei a análise é efectuada pela Comissão de Especialização em Climatização????). Então a Física das Construções não é uma disciplina de base da nossa formação, dos Eng. Civis?
    – Deixo também para discussão a questão dos Actos de Engenharia. Os colegas já leram a nova Portaria 1379/2009, que a nossa Ordem já contestou?
    Mas atenção vejam por exemplo o artigo 10º porquê a definição de engenheiros especialistas (têm que pertencer a alguma especialidade das existentes na Ordem?) e os Engenheiros Seniores ? têm que passar pela enorme burocracia prevista nos Estatutos?

    Na minha opinião a proliferação de Especialidades na Ordem não serve aos cerca de 18 000 membros Engenheiros Civis.

    Atenção aos Actos de Engenharia – poderão por um lado serem clarificadores para por exemplo as acreditações de colegas com formação no estrangeiro, mas não poderão ser mais uma limitação ao exercício da profissão dos Engenheiros com Formação de “banda larga” a que é efectuada nas Principais Universidades Portuguesas.

    Penso que o Eng. Fernando Santo tem sido um óptimo Bastonário tendo representado a Ordem de uma forma brilhante.

    No entanto os Serviços da Ordem, não funcionam e não têm cumprido a sua função.

    A Ordem não poderá ser um obstáculo aos Eng. no meu caso com mais de 20 anos de membro. Os funcionários parecem que estão a fazer favores quando precisamos dos Serviços.

    Já agora mais uma achega. A página da Ordem na Net é pobre relativamente a outras Associações Profissionais. Por exemplo a opção Legislação não funciona à imenso tempo.

    CPS

Comentar

* Obrigatório