Ensaios Geotécnicos com o Eurocódigo 7

Ensaios geotécnicos com o eurocódigo 7

A amostragem foi sempre um desafio na Engenharia Geotécnica, uma vez que a representatividade dos resultados dos ensaios realizados em laboratório nas amostras é função da qualidade de recolha das mesmas.

O problema da amostragem é particularmente sensível em solos argilosos moles, devido à sua sensibilidade, mas também nos solos residuais, devido à sua estrutura com ligações interparticulares resultantes da alteração in situ da rocha-mãe.

 


Texto baseado no original de José Fernando Vieira de Sousa




Outros artigos interessantes:




6 Comentários a Ensaios Geotécnicos com o Eurocódigo 7

  1. Vasco Junqueira

    O novo ec7 é bastante vantajoso neste aspecto apresentando uma redobrada atenção à caracterização em geotecnia, nomeadamente no que diz respeito às fundações superficiais, às fundações profundas, aterros e taludes e reforços de solos.

  2. Eduardo Silva

    Excelente artigo. A minha actividade profissional está ligada ao planeamento de pedreiras e nos ensaios hidorgeológicos, sondagens e estudos geotécnicos a fraca qualidade das amostras é um problema frequente.

  3. ana

    A amostragem sistemática através de furos de sondagens continua infelizmente a não ter regulamentação clara

  4. Pedro Lima

    parabéns ao autor pelo bom artigo

  5. filó

    Artigo muito interessante. As normas geotécnicas NBR no brasil têm algumas limitações, limitando-se à normalização da sondagem a trado, inspeção em solos, retirada de amostras deformadas e indeformadas, ensaios de compactação e caracterização, análise Granulométrica, determinação de limites de liquidez e plasticidade e ensaio de compactação. Como não conheço a norma portuguesa, gostaria de saber como essa norma lida com os parêmetros que referi anteriormente.

  6. Eurocódigo 7 - Dimensionamento de Cortinas Monoapoiadas e Autoportantes | EngenhariaCivil.com

    […] Ensaios Geotécnicos com o Eurocódigo 7 […]

Comentar

* Obrigatório