CARACTERÍSTICAS
Trata-se de curso geral e ao mesmo tempo aplicado, dos aspetos geotécnicos mais relevantes ao projeto de fundações do tipo “radier estaqueado” (pile draft), em que parte da carga da superestrutura é subdividida entre carga absorvida pela placa ou radier superficial, e parte é transmitida às fundações profundas. Embora seja ministrado em tempo limitado, haverá a oportunidade durante o curso de se apresentar comentários teóricos e práticos desta metodologia de projeto, e será encorajada a discussão entre os participantes, pois o curso visa, entre outras coisas, gerar um fórum de troca de experiências entre os participantes. Um exemplo prático do método simplificado de cálculo será resolvido, passo a passo, ao final do curso.
O curso é voltado a alunos e profissionais nas áreas de engenharia civil, geotecnia, fundações ou de carreiras afins com o temário apresentado. O curso será ministrado em português, com slides nesta língua ou em inglês.

CONFERENCISTA
Prof. Renato P. Cunha, Ph.D., Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Civil, e Ambiental, Programa de Pós Graduação em Geotecnia. Atualmente é o responsável pelas disciplinas Fundações Estruturais (graduação - 64 hs), Fundações (mestrado - 32 hs), Fundações Especiais (doutorado - 32 hs) e Ensaios de Campo (Mestrado - 32 hs), deste Departamento.
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1985), mestrado em geotecnia pela Coordenação dos Programas de Pós Graduação em Engenharia COPPE/UFRJ (1988) e doutorado em Geotecnia pela Universdade de British Columbia UBC / Canadá (1994), com pós doutorado na Universidade de Sydney USYD / Austrália (1999). Atualmente é Professor Associado 3 da Universidade de Brasília (UnB), Consultor ad hoc do Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, Revista Geotecnia, Soil and Rocks, Asce Geotechnical and
Geoenvironmental Journal, Czech Science Foundation e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Fundações e Escavações, atuando principalmente nas linhas de pesquisa de fundações, ensaios de campo geotécnicos e ambientas, taludes e estruturas de contenção, vindo a orientar alunos de Projeto Final e Iniciação Científica do Dep. Engenharia Civil e Ambiental da UnB, e alunos de Mestrado e Doutorado do Prog. Pós Grad. Geotecnia da UnB. Trabalha igualmente com Professores e Alunos estrangeiros em estágio de pós doutorado ou doutorado sanduíche. Tem ativa participação em atividades de extensão universitária pela Universidade de Brasília e já possui publicado inúmeros artigos técnicos em eventos e revistas nacionais e internacionais. Maiores detalhes em sua homepage pessoal (GPFees).

CARGA HORÁRIA
Cada módulo equivale a aproximadamente 2 horas de aula, levando o curso a uma carga horária total de 6 horas (4hs pela
manhã e 2hs à tarde).

MATERIAL DIDÁTICO
Será fornecido material digital (CD) com a apostila do curso e material adicional de apoio (artigos relevantes na área, Teses e material para leitura adicional).

PROGRAMA
25 de março de 2013

MÓDULO A ASPETOS GERAIS DE RADIER ESTAQUEADO
Conceito e Nomenclatura
Exemplos e Programas Numéricos
Etapas de Projeto

MÓDULO B METODOLOGIA SIMPLIFICADA DE CÁLCULO DE RADIER ESTAQUEADO
Estágios de Projeto
Equações Gerais e Diagramas de Cálculo
Critério de Posicionamento de Estacas

MÓDULO C EXEMPLO PRÁTICO DA METODOLOGIA SIMPLIFICADA
Cálculo Manual e Planilhas
Caso Histórico em Campo Experimental

SECRETARIADO / INFORMAÇÕES
FEUP-DEC
Manuel Carvalho
Rua Dr. Roberto Frias
4200-465 Porto
Tel.: 220413703; Fax: 225081446; E-mail: manuel@fe.up.pt