A mostrar resultados 1 a 5 de 5
Like Tree1Likes
  • 1 Mensagem de

Tópico: Dimensões da Sapata

  1. #1
    Membro Estagiário Avatar de rgondim
    Data de Registo
    May 2015
    Mensagens
    2

    Padrão Dimensões da Sapata

    Tenho um projeto e meu mestre de obras recomendou a construção das sapatas com 50cm de largura, 50cm de comprimento e profundidade aproximada de 1m (a depender das condições do terreno). Acabamos decidindo por amplia para 70cm de largura e 70cm comprimento. O prédio terá dois pisos, a área construída de 7,5m x 15m e as colunas sob as sapatas terão 10cm x 20cm. O engenheiro civil que me orienta aprovou e disse que estava suficiente.

    Minha dúvida é se, sob estas condições, uma sapata de 70cm x 70cm é maior que o necessário, sendo 50cm x 50cm melhor indicado para economia de recursos sem comprometer a segurança.

    Obrigado.

  2. #2
    Paulo Nascimento
    Visitante

    Seta Sapata

    Olá meu caro,

    para calcular as dimensões das suas fundações é necessário obter algumas informações sobre o tipo de solo, e o valor da carga que vai ser aplicada nessa sapata e as dimensões dos pilares.

    Geralmente para o solo usa-se dados obtidos do ensaio de SPT(Standard Penetration Test), a carga é a soma do peso que o pilar transmite para a sapata, e as dimensões dos pilares são espessura e lado.

    Com esses dados é possível calcular as dimensões da sapata.

  3. #3
    Não registado(a)
    Visitante

    Padrão é melhor 70x70

    é melhor 70x70
    mas os pilares 10x20? Na regulamentação portuguesa a menor dimensão é 20 cm..

  4. #4
    Membro Intermédio Avatar de grishal
    Data de Registo
    Aug 2010
    Empresa
    Sal
    Mensagens
    17

    Padrão

    Caro rgondim...

    Reveja o cáculo estrutural com um engenheiro civil com experiência em estruturas. Forneça as plantas para ele verificar.
    Com os dados que colocou aqui no fórum, me parece muito, uma sapata com 1 metro de profundidade. É preciso verificar o tipo de solo.
    Quanto ás dimensões do pilar/coluna, provavelmente existem pilares em excesso para você ter estas dimensões e manter a segurança. Faça no minimo 20x20 por razões construtivas e de segurança estrutural.

    Acredito que na sua obra existe espaço para poupança.

    Boa sorte e bom trabalho.
    Grishal

  5. #5
    Não registado(a)
    Visitante

    Padrão

    Boa Tarde, essa dimensão do Pilar está contra a Norma, Pilar recomendo 30x20 e dimensão da Sapata visto não ter feito o ensaio ao solo( Deveria de ser feito) recomendo 70cm de altura e largura 50cm e comprimento 70cm, São medidas bastante razoáveis e seguras.
    grishal gosta disto.

Etiquetas deste Tópico

Permissões de Publicação

  • Não pode criar novos tópicos
  • Não pode publicar respostas
  • Não pode publicar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •