A mostrar resultados 1 a 3 de 3

Tópico: Furação em Vigas

  1. #1
    Membro Estagiário Avatar de bruno_wal
    Data de Registo
    Oct 2015
    Mensagens
    1

    Padrão Furação em Vigas

    Bom dia! Precisava de algumas opiniões sobre furação em vigas? Existe um prédio que para passar cablagem furou tudo o que era viga de um edifício de modo a que os cabos as atravessasse. Esta acção não vai enfraquecer as mesmas? Existe algum estudo que me possa apoiar ou legislação? Agradeço desde já as vossas opiniões.

  2. #2
    Membro Júnior Avatar de affacco
    Data de Registo
    Sep 2015
    Mensagens
    10

    Padrão

    É obvio que vai enfraquecer, pois está diminuindo a seção da viga, embora não é aconselhável sem estudo prévio. Normalmente não há problemas pois todas as estruturas são dimensionadas (quando) com uma margem de segurança, já antecipando a carregamentos não previstos, deformações e defeitos na construção (e no caso de malucos furarem sem estudo prévio).
    Caso ele tenha feito furos em locais de modo a não expor as barras tracionadas (as barras inferiores no caso de vigas bi apoiadas ou barras superiores em vigas em balanço) e a estrutura foi calculada por profissional competente e a direção dos furos não forem superiores a aproximadamente 15% do altura da vida (em furos horizontais) não vai ocasionar problemas estruturais (EM VIGAS DE ESTRUTURAS CONVENCIONAIS NÃO PROTENDIDAS). (furar preferencialmente na linha neutra da viga)

    Lembrando que o CERTO é contratar um profissional para estudo técnico, quanto a seu problema, se você tem alguma dúvida se gerou problema estrutural ( fissura ou deformação). Desconheço legislação especifica, acho que não têm.

  3. #3
    Ivanildo Rocha
    Visitante

    Sorriso Anotacao de responsabilidade técnica - art

    Olá,

    Qualquer intervenção em sistemas principais de edificações devem ser precedidos de estudo criterioso por profissional habilitado.

    Não sei em que fase se encontra a edificação se é nova ou velha, se está em construção:

    Para edificações em construção pode recorrer ao responsável técnico da obra. Este profissional obrigatoriamente emitiu um documento chamado ART ou RRT no caso de arquitetos que dá a ele a responsabilidade pela construção e é de interesse dele que tudo esteja seguro. Claro, este pode chamar o calculista do prédio, mas o primeiro a ser consultado seria o responsável técnico da obra.

    No caso de prédios antigos, onde nem a construtora ou o responsável técnico tem mais relação com a edificação o indicado e o síndico, responsável legal da edificação perante a Justiça, contratar um profissional engenheiro especialista em estruturas para avaliar a situação e emitir um laudo atestando a condição portante com a intervenção (furos)

    Como um falso médico pode incorrer no crime de prática ilegal da profissão, qualquer profissional sem conhecimento acreditado pode incorrer no mesmo crime. EXIJA a ART do profissional responsável por aquilo, assim terá certeza que pelo menos alguém credenciado pelo CREA está resguardando a segurança.

    Vamos la,

    A princípio tudo que constitui a viga (dimensão, armação e posição) é resultados de uma avaliação numérica técnica e dificilmente estão ali sem motivo. Cortar barras em zonas de tração não é aconselhável assim como remover o cone de concreto em zona de tração também não é...

    O ideal para qualquer profissional responder este tipo questão é a partir da avaliação do projeto estrutural.

    As vigas possuem comportamentos que podem variar muito de uma extremidade a outra dela. Zonas de tração/compressão se alternam ao longo da viga, ora tracionando/comprimindo na face inferior, ora tracionando/comprimindo na face superior.

    Quando na outra resposta o colega comenta da zona neutra é exatamente no ponto onde o esforço resistente passa de tração para compressão ou vice-versa, ou seja, tensão neutra. Teoricamente este é o ponto ideal para intervir na estrutura.

    Porém o projeto estrutural não da informações explícitas das linhas de tensão e deformação mas, indiretamente. Um bom profissional de posse da armação consegue deduzir o comportamento projetado para aquela estrutura.

    Em não havendo um projeto, a saída é realizar alguns ensaios com aparelhos especiais de ultrassom para determinar o padrão de armadura da viga e indiretamente fazer a relação da mesma maneira de como se tivesse o projeto.

    Em ambos os caso, com ou sem projeto, um engenheiro especialista em estruturas deve ser consultado. Especialmente se a furação é em série e se repete em vários lances da edificação.

    Espero ter ajudado,

    [EDITADO]

    Abraço,

Permissões de Publicação

  • Não pode criar novos tópicos
  • Não pode publicar respostas
  • Não pode publicar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •