Boa tarde pessoal.

Estou com uma dúvida, principalmente por falta de experiência em cálculo de estruturas de suporte, que se prende com o seguinte:

Devido ao tempo que atravessamos (chuvas intensas e constantes) houve um terreno em que a parede antiga de pedra cedeu (já estava "escavada" no fundo) e agora será necessário fazer um novo muro de suporte no lugar desta (cerca de 3,00X2,50 m).
A minha opção seria fazer um enrocamento na base deste muro, como fundação, com cerca de 40cm de largura, depois nas extremidades colocar pilares (não sei que armadura usar.. ) e preencher o muro com blocos de alvenaria de 50x20x20, deixando o muro com uma inclinação para o solo a contenter de ~3%.

Imagem "tipo":


Como posso "calcular" se esta situação verifica os regulamentos? Como calculo a armadura a usar nos pilares!?

Obrigado pela ajuda, como sempre, não nascemos ensinados e a falta de possibilidade de estágio é muito incómodo.....

Notas:
O terreno a conter é terrenos agrícola, pelo que a sobrecarga a poder considerar será a de tractor médio (5.000kg).
Quanto ao solo não há estudos sobre o mesmo, seria para uma situação "normal" de "areia solta".
Na face exterior passa uma estrada com muito pouco movimento, ficando ao nível do arranque do muro.