As obras da construção da ponte sobre a baía de Maputo ligando a baixa da capital e o distrito municipal da Catembe têm início a curto prazo, garantiu o presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, ao diário Notícias.

Simango disse que os constrangimentos que emperravam o avanço prático da construção da ponte foram ultrapassados, destacando-se o realojamento das famílias residentes no traçado tanto do lado da Malanga assim como da parte da Catembe.

Na abertura da III Sessão Ordinária da Assembleia Municipal, Simango disse ainda que outro aspecto que concorreu para o atraso na construção no prazo inicialmente previsto foi a necessidade de se introduzir alterações profundas no projecto executivo da ponte.

Nesse sentido, a infra-estrutura já não terá suportes sobre o mar, como forma de viabilizar a plena navegabilidade marítima no canal de acesso ao porto de Maputo, tal como revelou a Empresa de Desenvolvimento de Maputo Sul, entidade pública responsável pelas obras.

A infra-estrutura, com pouco mais de três quilómetros de extensão, terá 680 metros de tabuleiro suspensos sobre a baía, com pilares numa e noutra extremidade, nomeadamente na zona do porto de Maputo e o outro do lado da Catembe.

A empreitada foi entregue à empresa China Roads and Bridge Corporation (CRBC), a mesma que ganhou o concurso para construir a estrada circular da capital moçambicana.
in Club of Mozambique