A mostrar resultados 1 a 4 de 4

Tópico: Pedido ajuda (cálculo carregamento laje)

  1. #1
    Membro Júnior
    Data de Registo
    Sep 2010
    Mensagens
    9

    Padrão Pedido ajuda (cálculo carregamento laje)

    Boas pessoal.

    Estou a pensar em colocar uma piscina insuflável num terraço que tenho, em que por baixo está uma casa de arrumos dividida em 2 divisões (está em anexo imagem ilustrativa disto). As paredes exteriores são de 20cm, já com reboco, e as interiores são de 15cm, não rebocadas, todas de tijolo.

    Interiormentes, são apenas 2 paredes, fazendo uma divisão (parte esquerda da imagem, em cima). A laje é de ~13cm, com betão feito em obra. Os pilares são de 20x20, sendo que só tenho confirmados o interior, supondo apenas os outros. Esta estrutura terá ~20anos, não sabendo mais sobre as armaduras nas lajes, pilares ou fundações.

    A piscina é para ficar por cima desta "estrutura", leva ~7.500 de água (é de 3.66x0.76, sensivelmente). Nesse terraço não tem mais nenhuma sobrecarga.

    A minha questão é em termos de segurança, será que a "estrutura" aguenta!? A piscina é para ficar localizada sobre o "quadrado" superior direito, o de 4.50x4.00.


    https://www.dropbox.com/s/unjg3k97j4...%20piscina.jpg

  2. #2
    Super Moderador Avatar de Franco
    Data de Registo
    Sep 2011
    Mensagens
    162

    Padrão

    Imagem colocada no Upload EngenhariaCivil.com

  3. #3
    william f costa
    Visitante

    Falando resposta

    Boa noite vc poderia fazer um pequena estrutura que ela fica-se centralizada no pilar central de forma que sua força force distribuída em cima de uma superfície, como um douto, e indico que antes de fazer isso veja espessura da laje, que vc centralize a piscina . e faça uma permeabilização tbm antes para que não o caso piscina tenha um furo vc não sobra com isso tbm.

  4. #4
    Membro Júnior
    Data de Registo
    Sep 2010
    Mensagens
    9

    Padrão

    Boas pessoal.

    Voltando à questão que aqui me trouxe, e visto não ter respostas "concretas" sobre a possibilidade da laje se aguentar, volto a questionar se acham que não há problema em colocar a piscina no terraço em causa..... A mesma iria ficar centrada com o pilar central da estrutura, que seria assim o mais solicitado....

    A espessura da laje é de 13cm, conforme indicado....

    Obrigado

Permissões de Publicação

  • Não pode criar novos tópicos
  • Não pode publicar respostas
  • Não pode publicar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •