O Conselho Municipal da Cidade de Maputo concluiu planos parciais de urbanização de alguns bairros, devendo, nos próximos três meses, serem feitas 600 regularizações de talhões. Trata-se dos planos parciais de urbanização dos bairros 3 de Fevereiro, Laulane, Magoanine A, B e C, Zimpeto, entre outros localizados nos arredores de Maputo.
O presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, disse à AIM que, nesses bairros, já é possível entrar numa segunda fase do processo de urbanização, que é de atribuir, formalmente, uma parcela a cada família, devendo passar-se agora para a regularização massiva das ocupações espontâneas. “Nesses bairros já é possível fazer essa regularização, porque já há noção exata do talhão, estrada, poço de água e outras infraestruturas. e neste momento
estamos a identificar as famílias que vão ser afetadas e movimentadas”, disse Simango, deixando claro que as famílias abrangidas são em número reduzido.
Segundo o edil, uma vez terminado o plano de urbanização, “entramos na fase operacional de execução e, nestes dois ou três meses, somos capazes de chegar a 600 regularizações”.
Simango disse, ainda, que neste momento há outros seis bairros que estão no processo de elaboração de planos parciais de urbanização, dentre os quais Luís Cabral, George Dimitrov e 25 de Junho, que têm condições para se urbanizarem minimamente. “Nos bairros de ocupação informal e muito desorganizados, estamos a abordá-los de forma experimental, como é o caso do Nlhamankulu C, onde trabalhamos com Itália, Brasil e a Aliança das Cidades, num projecto-piloto, ao abrigo do qual vamos fazer uma intervenção mais completa, e, em função das lições que vamos aprender, iremos atacar outros bairros”, explicou o autarca.

in Notícias