As obras de construção, ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Nacala, em Nampula, estão num nível de execução física na ordem de 65 por cento, devendo ser concluídas no primeiro trimestre de 2015.Atualmente os trabalhos estão virados para a terminal de passageiros e torre de controlo, depois que foi concluída a reabilitação da pista de aterragem com pouco mais de três quilómetros de comprimento e oitenta de largura.

As placas de estacionamento das aeronaves do tipo Boeing 747-400 e outras como Embraer 190 já estão pavimentadas e concluídas, estando as obras direcionadas para a instalação de candeeiros de iluminação, para além de alguns equipamentos de auxílio à navegação aérea.

Da forma como as obras estão a decorrer o engenheiro-residente, Mauro Pereira, acredita que dentro dos próximos dois meses o aeroporto poderá receber o voo inaugural.
“O que nos resta iniciar nesta altura é o quartel de bombeiros e o terminal de cargas com capacidade de manusear 4700 toneladas anuais, cujas estruturas iniciarão em Agosto”, explicou o engenheiro-residente da obra por parte da Empresa Aeroportos de Moçambique.

O futuro aeroporto internacional, que resulta da conversão em infra-estrutura civil da Base Aérea de Nacala, custará globalmente 114 milhões de dólares, que estão a ser financiados fundamentalmente por um empréstimo de 80 milhões de dólares concedidos pelo estatal brasileiro Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES).

Este empréstimo está englobado numa linha de crédito de 300 milhões de dólares abertas pelo Governo de Brasília para apoiar projetos em Moçambique. As obras de construção do aeroporto, a cargo do grupo brasileiro Odebrecht, farão com que a infraestrutura disponha de capacidade inicial para receber 500 mil passageiros por ano.

A nova infraestrutura, em construção desde Setembro de 2011, terá um total de 16 balcões de check-in, duas salas de embarque tanto para o nacional quanto para internacional de passageiros, condições para acolher, nos dias de pico, 1240 pessoas.

Espera-se que com a entrada em funcionamento do Aeroporto Internacional de Nacala se irá incrementar sobremaneira a atividade turística no país, particularmente na região norte, com a intensificação de chegadas de turistas e homens de negócios de diversos cantos do mundo que “obrigatoriamente” irão embarcar e desembarcar naquela infraestrutura aeroportuária.

As recentes descobertas de gás e minérios na zona norte do país, o desenvolvimento de infraestruturas turísticas e a criação da Zona Económica Especial de Nacala tornaram ainda mais pertinente a necessidade de infraestruturas de transporte eficientes e interligados entre si.
in Club of Mozambique