A mostrar resultados 1 a 2 de 2

Tópico: Será que posso utilizar a laje de um comodo como piso?

  1. #1
    Membro Estagiário
    Data de Registo
    Jan 2017
    Mensagens
    1

    Padrão Será que posso utilizar a laje de um comodo como piso?

    Olá,
    Moro em uma casa construída em 1987, de alvenaria estrutural, toda de tijolinho pó-de-mico, com base/aterro feito com pedra agulhada, sem colunas e cinta.
    Pretendo utilizar como piso (solário/sacada) a laje de um comodo de 3,15m por 4,90m (vigas no sentido do menor vão), que foi feita em meados do ano 2000.

    A laje é concretada por cima e as paredes não apresentam trincas.

    Em conversa com amigos, sugeriram que eu fizesse colunas na parede e dividisse ao meio o vão de 3,15, colocando uma viga, apoiada em colunas.

    Quais cuidados/modificações são necessários para que eu possa utilizar essa laje como piso?

    Grato.

  2. #2
    Augusto Luz
    Visitante

    Padrão

    Realmente, fica difícil dar um parecer sem a real noção da sua residência. Em tese, o mais correto é um estudo de solo e um parecer após uma visita. Mas por tornar-se inviável um aprofundamento, minha sugestão seria fazer estacas nos cantos internos de forma que fiquem apoiadas em solo firme ou com atrito lateral ( verifique junto a algum vizinho que tenha construído sobrado, a profundidade adotada em suas estacas, obs: veja com mais de um).
    Feitas as estacas nos quatro cantos, levante as colunas e faça vigas contornando as paredes de modo que estas sustentem a laje. Preferencialmente, lavante as novas paredes sobre as novas vigas, ou se possivel, faça as vigas sob os locais exatos que serão erguidas as paredes superiores.
    Como observado acima, não posso afirmar que isso será o suficiente, no entanto, no meu entendimento, o mais seguro e indicado.

    Augusto Luz
    Tec. em Edificações
    Cursando Eng. Civil

Permissões de Publicação

  • Não pode criar novos tópicos
  • Não pode publicar respostas
  • Não pode publicar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •