Impacte do Novo DL 96/2008 nas Condições Acústicas da Construção em Portugal
7 Dezembro, 2009.

O conforto acústico no interior das habitações é cada vez mais uma condição prioritária, quer por parte dos compradores, quer por parte das entidades fiscalizadoras. O DL 96/2008, Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios (RRAE), surge como uma actualização do DL 129/2002, alterando os parâmetros de desempenho acústico dos edifícios e os indicadores do ruído de equipamentos e instalações, alargando o âmbito de aplicação do RRAE a mais tipos de actividades e compatibilizando o seu conteúdo com o do Regulamento Geral do Ruído, DL 9/2007.
Pretende-se com esta comunicação sistematizar os resultados de ensaios que têm sido realizados, de forma a avaliar o impacte desta nova revisão nas condições acústicas da construção em Portugal. Uma vez que o DL 96/2008 manteve na generalidade os limites do DL 129/2002, mudando os parâmetros de normalizados para padronizados, uma importante análise será a comparação dos resultados obtidos para os dois tipos de parâmetros de desempenho acústico.
Este estudo foi efectuado com base em 85 ensaios de isolamento sonoro realizados antes e após a entrada em vigor do DL 96/2008, em 1 de Julho de 2008. Os ensaios foram efectuados em conformidade com as normas portuguesas e/ou internacionais aplicáveis, nomeadamente NP EN ISO140-4:2000, NP EN ISO 140-5:2000, EN ISO 140-7:1998, EN ISO 717-1:1996 e EN ISO 717-2:1996.
Clotilde A. Lages, Rodrigo A. Tomaz, Luís Conde Santos
dBLab – Laboratório de Acústica e Vibrações, Lda., Grupo Absorsor
Comunicação apresentada no Congresso Acústica 2008, realizado em Coimbra.
Outros artigos interessantes:
Artigos relacionados:
-
- Decreto-Lei n.º96/2008 – Alterações ao Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios (RRAE)
- Portaria n.º 1532/2008 de 29 de Dezembro – Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndio em Edifícios (SCIE)
- Relatório de Acústica
- Decreto-Lei n.º 220/2008 – Segurança Contra Incêndio em Edifícios
- Estudo da Eficácia dos Pavimentos Drenantes na Redução do Ruído Rodoviário Para as Condições Seco e Molhado


7 Dezembro, 2009
Artigo muito interessante
7 Dezembro, 2009
5*
7 Dezembro, 2009
Interessante abordagem à transição para o RRAE, por um grupo de especialistas na matéria. Parabéns pela excepcional publicação.
7 Janeiro, 2010
gostava que estivese mais explicito….