Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira para o Projeto N10-II

O gabinete Comoco foi o grande vencedor da segunda edição do Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira, com o projeto N10-II. Da autoria de Luís Miguel Correia, Nelson Mota e Susana Constantino, trata-se de espaço desportivo e multiusos situado em Coimbra, no qual foram utilizados pinho americano e placas de MDF como matérias-primas de eleição.

O espaço foi desenvolvido a partir de um antigo pavilhão industrial e é constituído por três zonas funcionais, a receção, os balneários e a zona de festas. A geometria do espaço associada à escolha criteriosa na escolha e modo de aplicação dos materiais resultaram num conjunto harmonioso que coloca em destaque os acabamentos naturais.

Foram ainda atribuídas menções honrosas a duas instalações concebidas para a Capital Europeia da Cultura 2012, o projeto Swing dos arquitetos Manfred Eccli e Pedro Cavaco Leitão do atelier Morada Vaga, constituído por elementos metálicos e paletes de madeira e ainda o projeto do Laboratório de Curadoria dos arquitetos João Mendes Ribeiro, Catarina Fortuna, Inês Lourenço e Joana Brandão do atelier João Mendes Ribeiro.

Esta segunda edição do prémio foi organizada pela Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP), Ordem dos Arquitetos (OA) e Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário (CPCI), sendo o júri constituído pelo Arqtº. Gonçalo Byrne, da Ordem dos Arquitetos, Arqtº. Manuel Maria Reis, em representação da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos, Arqtº. Elisário Miranda, em representação da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos, Arqtº. Paulo Vieira Borralho, em representação da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitetos, Arqtº. Luís Afonso, em representação da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitetos, Arqtª. Ana Souza, em representação da Sonae Indústria e Engª. Helena Cruz, em representação do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Os projetos finalistas foram expostos nos corredores da Assembleia da República, sendo que a próxima edição do Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira acontecerá em 2015.

Fonte: GCI – Sónia Marques




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório