Estudo Português de Otimização de Produção de Energia em ETAR Ganha Prémio WEX de Inovação 2015

O projeto Neural AD, desenvolvido pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e pela Águas de Portugal foi um dos vencedores dos Prémios Globais de Inovação WEX 2015 (Water and Energy Exchange), na categoria Água e Energia. Os prémios anuais realizam-se por ocasião da conferência do setor da água & energia, WEX Global, que este ano se realizou em Istambul sob o mote Água, Energia e Sociedade com Zero Desperdícios.

O estudo português, que fez uso de modelos de redes neurais, inspirados no funcionamento do cérebro humano, teve como objetivo principal o aumento da produção de energia a partir de biogás em estações de tratamento de águas residuais (ETAR). Este biogás é resultante do processo de digestão anaeróbia das lamas, pelo que o projeto foi denominado Neural AD (Neural Networks + Anaerobic Digestion).

Além do ISEP (que contou com o trabalho desenvolvido pelo aluno do Mestrado em Engenharia Civil, Hélder Rocha) e do Grupo Águas de Portugal (através das empresas Simria e AdP), estiveram também envolvidos no estudo, o Instituto Superior Técnico, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Minho.

Os resultados do estudo estão já a ser aplicados em seis ETAR do Grupo Águas de Portugal, em particular a ETAR do Ave (Vila do Conde), ETAR Norte (Aveiro), ETAR Sul (Ílhavo), ETAR de Vila Franca (V. F. de Xira), ETAR do Seixal (Seixal) e ETAR da Guia (Cascais).

Fonte: ISEP via Ana Carvalho – Mediana Global Communication




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório