Austrália utiliza tecnologias de realidade virtual para aumentar a segurança em obra

Chama-se “Situation Engine” e é um sistema de realidade virtual, desenvolvido pela Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), que permite a simulação de situações reais de obras de construção. É dirigido à formação de engenheiros e operários de construção civil nas melhores práticas de segurança no estaleiro.

A experiência ultra-imersiva do Situation Engine possibilita aos operários atravessarem por situações de potencial perigo, de forma a desenvolverem competências de operação segura e manutenção de um ambiente de trabalho sem acidentes.

O software, aliado ao popular sistema de realidade virtual “Oculus Rift“, tem não só um fim pedagógico mas também de indução de mudanças comportamentais através de experiências fortes, respondendo de diferentes formas às opções tomadas pelo formando e sujeitando este a choques cognitivos (como a simulação de uma queda de grande altura) caso as suas decisões não sejam as mais acertadas.

O desenvolvimento do software foi efetuado por uma equipa multidisciplinar que incluiu especialistas em segurança na construção, tendo recentemente ganho o Premier Award na área de Inovação em Educação e Formação, atribuído anualmente pelo Chartered Institute of Building (CIOB).

De acordo com os programadores, o ambiente virtual oferecido pelo Situation Engine possibilita ao formando experienciar situações de trabalho em diferentes tipos de estaleiro de construção, em diferentes fases de progresso da obra e a execução de múltiplas tarefas, permitindo adaptar-se à função real do operário no estaleiro de obra.

 




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório