Recorde de Desempenho na Simulação da Propagação de Ondas Sísmicas Obtido na Alemanha

Uma equipa de investigadores da Universidade Técnica de Munique (TUM) e da Universidade Ludwig-Maximillians de Munique (LMU) desenvolveu, com o apoio do Centro de Supercomputação de Leibniz (Leibniz-Rechenzentrum – LRZ) uma infraestrutura informática para simulação sísmica, com um desempenho computacional superior a um petaflop (equivalente 10^15 operações de vírgula flutuante) por segundo. Este é um novo recorde de utilização do software de simulação de propagação de ondas sísmicas SeisSol, conseguido através do recurso a um dos supercomputadores mais rápidos do mundo.

O ensaio realizado no SuperMUC, sediado em Garching, teve uma duração de três horas e permitiu, graças à otimização e adaptação do software à arquitetura paralela disponibilizada, um desempenho médio de 1.09 petaflop/s, com um pico de 1.42 petaflop/s.

O SuperMUC é o décimo mais poderoso computador do mundo, com 18432 processadores, um total de 147456 núcleos e 288 TB de memória. Possui uma performance máxima teórica de 3.185 petaflop/s.

O teste realizado no SuperMUC pelos investigadores alemães foi relativo à simulação das vibrações no interior do vulcão Merapi, na Ilha de Java, Indonésia, que permitirá entender melhor os mecanismos fundamentais dos sismos e a sua previsão com um nível de precisão mais elevado.

Fonte: Universidade Técnica de Munique – Agradecimentos ao  Investigador Fernando Pacheco Torgal pela informação enviada




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório