Sistema de priorização de tráfego “Sitraffic Stream” testado com sucesso em cidade alemã

Um sistema avançado de priorização de tráfego de transportes públicos urbanos está a ser pela primeira vez testado na cidade de Böblingen, no Sul da Alemanha. Desenvolvido pela empresa Siemens o sistema, denominado “Sitraffic Stream” possibilita, entre outras funcionalidades, o controlo automático de semáforos para dar prioridade aos autocarros de transporte urbano.

Tal como outros sistemas de priorização, o “Sitraffic Stream” tem como objetivo principal a otimização dos tempos de viagem, interferindo ao mínimo com a circulação regular de veículos particulares.
No entanto o sistema possui algumas características únicas que levaram a que o Departamento de Serviços e Transportes Urbanos de Böblingen optasse pela sua adoção.

Uma dessas características é a ligação e coordenação autónoma com a central de controlo do sistema urbano de semaforização, o que permite que durante a sua circulação os autocarros apanhem luzes verdes em todas as interseções. E em vez de equipamento complexo, de elevado custo, o “Sitraffic Stream” utiliza pequenos dispositivos, que podem ser facilmente instalados em autocarros convencionais, que permitem a comunicação ininterrupta e em tempo real, com a central de controlo de tráfego.
Os pequenos dispositivos possuem recetores de GPS e GPRS para recolha de dados respeitantes ao posicionamento e navegação, com uma precisão de cerca de 5 metros.

O sistema funciona com base em três zonas posicionais limite que determinam a ativação das medidas adequadas pela central. Assim que o autocarro entra na primeira zona, denominada “zona de pré-registo”, a unidade de bordo regista a identificação do veículo e posição exata e envia esses dados para os computadores do centro de operações. O computador analisa os dados e estabelece o nível de prioridade adequado, pré-informando os semáforos relevantes na interseção mais próxima.
Quando o veículo se aproxima da interseção, entra na segunda zona posicional, a “zona de registo principal”, determinando, de imediato, a passagem das luzes dos semáforos para verde.
Assim que passa a interseção, o autocarro entra na terceira e última zona posicional, a “zona de cancelamento”, o que origina a retoma do funcionamento regular do sistema de semaforização.

De acordo com representantes do Departamento de Serviços e Transportes Urbanos de Böblingen, os primeiros resultados são bastante satisfatórios, estando planeada a expansão do sistema a outras cidades da Alemanha.

Fonte: Siemens




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório