Primeiro Túnel Transcontinental Submerso Abriu ao Tráfego Ferroviário na Turquia

A terceira travessia do Estreito do Bósforo foi hoje inaugurada em Istambul. O túnel ferroviário Marmaray tem 13,6 quilómetros de extensão total e um trecho submerso de 1,4 quilómetros, desenvolvendo-se a profundidades que chegam a atingir os 56 metros, tornando-o num dos mais profundos, do género, no mundo.

O projeto foi desenvolvido com o objetivo de aliviar o intenso tráfego que existe nas duas pontes que atravessam o Estreito, sobre as quais passam diariamente mais de dois milhões de pessoas.

A construção do túnel teve início em 2004 e foi gerida por um consórcio japonês e turco, com fundos provenientes do Banco do Japão para a Cooperação Internacional (JBIC) e do Banco Europeu de Investimento (EIB). O JBIC foi um dos maiores financiadores do projeto, contribuindo com 735 milhões de euros que representam, no entanto, uma pequena fatia dos mais de 3 mil milhões de euros de custo final do projeto, que incluiu também a reabilitação de ligações ferroviárias existentes.

O projeto sísmico do túnel revestiu-se de especiais cuidados, devido ao facto de a infraestrutura atravessar uma zona de intensa atividade sísmica. A estrutura é constituída por gigantescos elementos tubulares duplos de betão armado e foi dimensionada para suportar terremotos de magnitude 9 na Escala de Richter.

A construção do túnel, que une as porções europeia e asiática da Turquia, deveria demorar quatro anos, no entanto a descoberta de vestígios de grande importância arqueológica na zona, prolongou o prazo de execução para nove anos. Além disso, apesar de ter aberto à circulação hoje, a ligação por túnel não está ainda inteiramente operacional.

A nova ligação vai ter uma capacidade de transporte de 150 mil passageiros por hora, quando estiver finalizada.

Fonte: via Marmaray; BBC




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Primeiro Túnel Transcontinental Submerso Abriu ao Tráfego Ferroviário na Turquia

  1. Túneis - Infraestrutura para o Futuro | EngenhariaCivil.com

    […] de 27 a 29 de Novembro de 2013, em Estugarda, Alemanha, a Conferência STUVA 2013 sob o tema Túneis – Infraestrutura para o Futuro. A edição deste ano centrar-se-á na melhoria das […]

  2. Imagem do Dia: Avança na Turquia Terceira Ponte Entre Ásia e Europa | EngenhariaCivil.com

    […] de arte do Estreito do Bósforo, unindo o continente europeu e a Ásia e encontra-se atualmente em construção na Turquia. A estrutura de suspensão com 2164 metros de comprimento, tem um vão máximo de 1408 metros e […]

Comentar

* Obrigatório