Estabilização de Solos Residuais Graníticos Através da Adição de Cal

A correcta estabilização dos solos de fundação constitui um aspecto cada vez mais importante no panorama actual da construção. De facto, a preocupação com o ambiente assume proporções cada vez maiores, existindo hoje em dia a clara consciência de que todos os esforços devem ser feitos no sentido de minorar os estragos ambientais causados pelo desenvolvimento das mais variadas infra-estruturas. Nessa óptica, é urgente não só encontrar métodos construtivos que permitam atingir este objectivo, como acelerar a sua implementação.


O aproveitar dos materiais existentes no local da obra, independentemente da sua qualidade e adequabilidade ao projecto em questão, permite não só evitar a sua substituição por materiais de melhor qualidade, recolhidos noutro local, com graves consequências ao nível dos impactos ambientais; como também eliminar a necessidade de um local de depósito dos materiais não compatíveis.
Texto baseado no original de Nuno Cristelo




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Estabilização de Solos Residuais Graníticos Através da Adição de Cal

  1. Bernardino Cumbe

    Sou estudante de engenharia civil na UEM-Mocambique. Achei o trabalho sensacional, ira completar algumas lacunas que eu tinha a respeito deste tema.
    Mas para ja queria saber, qual e a infuencia do tipo de solo na estabilizacao de solos com cimento no que diz respeito a determinacao da quantidade de cimento.

  2. Rui Vieira

    Sou engenheiro técnico civil. Achei o trabalho muito interessante, pois vai completar algumas lacunas que eu tinha a respeito deste tema.
    Mas gostaria de saber, se conhecem alguma forma espedita de determinar a quantidade de ligante (aditivo) para a estabilização de solos.

Comentar

* Obrigatório