1.º CIHEL – CONGRESSO INTERNACIONAL (DA) HABITAÇÃO NO ESPAÇO LUSÓFONO: Desenho e realização de bairros para populações com baixos rendimentos

A realizar de 15 a 17 de Setembro de 2010, em Lisboa, no Centro de Congressos do ISCTE – IUL
o 1.º CIHEL será antecedido, no mesmo local, de 13 a 15 de Setembro, por um Workshop sobre o tema.

A ideia deste 1.º CIHEL o CIHEL01, é discutir, em português, aspectos ligados aos problemas habitacionais, tendo bem presente, por um lado, que as realidades e as problemáticas do espaço lusófono são muito diversificadas, mas que é possível e,
julgamos, desejável, começar a falar sistematicamente, aproveitando sermos tantos os que falam em português, sobre os aspectos do nosso habitar que se caracterizem, até, por alguma identidade de ideias e objectivos. Desta forma surgiu a ideia de um CIHEL01, agora centrado na escala do pequeno bairro e da vizinhança e nesta primeira edição numa relação mais aproximada às matérias da arquitectura residencial, embora com uma clara faceta tecnológica – o que não implicará que outros CIHEL tenham outros tipos de temáticas e facetas dominantes.

Com o CIHEL01 pretende-se alargar o debate sobre a Habitação, em sentido amplo, a outras realidades sociais fisicamente distantes mas afectivamente próximas, em que se destaca o mundo dos países lusófonos em geral e os de África em particular, incluindo-se uma reflexão sobre soluções muito económicas para situações especiais.

A abordagem através de um evento amplo sobre tais desafios recomenda realismo, humildade e sentido prático, mas também ambição. Estes desafios têm diversas vertentes disciplinares, científicas, sociais, políticas, económicas, mas entre elas avulta a da concretização do habitat, nomeadamente do habitat residencial, a do desenho e realização dos bairros para populações com baixos rendimentos. É sobre este tema central, que é, ou deve ser, concretizado através da arquitectura e do projecto urbano, envolvendo o desenho do espaço público, das habitações e dos equipamentos colectivos de proximidade, que se pretende
desenvolver o CIHEL01.

Esta temática geral será, naturalmente, estruturada numa abordagem de quatro temas mais específicos: políticas e programas; infraestruturas e equipamentos; soluções habitacionais e modos de vida; materiais e tecnologias. Temas estes explicitados no “capítulo” do site do CIHEL01 intitulado: Call for Papers.


O CIHEL01, terá lugar no maior auditório do Centro de Congressos do ISCTE - IUL, em Lisboa bem perto do Campo Grande, de 15 a 17 de Setembro de 2010, numa acção conjunta do Grupo Habitar - Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional, que tem sede no Núcleo de Arquitectura e Urbanismo (NAU) do LNEC e o Departamento de Arquitectura e Urbanismo (DAU) do ISCTE - IUL.

É também fundamental referir, desde já, os apoios do NAU do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e do Centro de Investigação em Arquitectura e Áreas Metropolitanas (CIAAM) do Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL, entre outras instituições cujos apoios constam do site do CIHEL01, mas, naturalmente, outros apoios irão sendo revelados, ao longo do desenvolvimento da organização. Queremos também salientar que a Comissão Científica, que está ainda em formação, conta com a coordenação do Professor Arq.º António Reis Cabrita e com a participação fundamental e muito honrosa da Professora Arqª Ana Vaz Milheiro do DAU do ISCTE-IUL e da Professora Titular Arq.ª Sheila Walbe Ornstein, da prestigiada Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).

Poderão desde já aceder ao site do Congresso clicando em:
1º Congresso Internacional de Habitação no Espaço Lusófono de

A Comissão Organizadora
António Baptista Coelho e Paulo Tormenta Pinto
Coordenador da Comissão Científica
António Reis Cabr