"O edital do leilão para o Trem de Alta Velocidade (TAV) será divulgado no dia 2 de março e a previsão é que o leilão ocorra em 2 de maio, disse quinta-feira (4) a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, durante evento de balanço dos três anos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A ministra reafirmou que a obra não deve ser concluída a tempo dos jogos da Copa do Mundo de 2014. “Para as Olimpíadas [de 2016] temos certeza. Na Copa pode ser que tenhamos só trechos [prontos] e não o trem inteiro”, afirmou Dilma

Apesar disso, ela disse que a obra pode ser entregue antes do prazo previsto, 2015, se algum grupo asiático ganhar o leilão. “Acredito que os asiáticos têm uma cultura de fazer [a obra] em tempo menor. O TAV tem desafios de engenharia, mas também tem alguns desafios que são da capacidade das construtoras de fazer dentro do prazo. Existem casos em que houve uma construção mais acelerada”, afirmou a ministra.

A transferência de tecnologia da empresa que ganhar a licitação será um dos critérios de escolha do consórcio. Para absorvê-la, o governo estuda criar a Empresa de Pesquisas Ferroviárias (EPF) para gerir e coordenar o processo de transferência de tecnologia. As informações são da ABr."


Fonte: Portugal Digital