Boa tarde a todos,

Antes de mais quero desde já pedir desculpa no caso de este tópico estar no sítio errado ou ser repetido, mas procurei e não encontrei assuntos semelhantes aqui debatidos.

O que se passa é o seguinte:

Tenho em mãos um projeto de construção de uma moradia, em que o terreno que o D.O quer construir tem no pdm uma linha de água que "corta o terreno a meio".

Na realidade essa linha não existe. Já fui ver o terreno e o que acontece é que está numa zona mais baixa que o terreno do outro lado da estrada, e portanto, pelo curso natural das águas, o terreno em questão recebe-las-á.

Acontece que, a conduta que passa por baixo da estrada e que serviria para encaminhar essas águas até esta entupida e desativada e além do mais, o terreno tem uma inclinação que contraria o curso da água, ou seja é a subir, e a água naturalmente não sobe no terreno conforme indicado no pdm.

A questão de deixar o afastamento requerido da suposta linha está fora de questão, pois o terreno do cliente é pequeno e não permite que esse desperdício de espaço.

A minha questão é, o que posso fazer para alterar o que está no pdm ( que está errado) ou para que o projeto seja ali licenciado?

Falaram me em solicitar a eliminação da linha de água as águas de Portugal, mas também me disseram que este era um processo longo e moroso.

Já alguém consegui resolver uma situação do gênero?

Obrigado a todos.
Cumprimentos