A empresa Maputo Sul aguardava pela efetivação do financiamento por parte do banco chinês para o arranque das obras da ponte Maputo - KaTembe e das estradas que vão aos distritos de Matutuíne e de Boane.
A procura por uma porção de terra ao longo da via é grande, sendo que muitos projetos de investimento turístico, habitacional e de logística já estão posicionados ao longo da futura via.
Devido à demora na efetivação dos fundos, o prazo de entrega das obras da ponte e das estradas deverá ser
prorrogado para além de Dezembro de 2014.
Por outro lado, Nunes revelou que as obras da circular de Maputo incluem, neste momento, o troço da zona da marginal da capital do país. As obras mesmas deverão acontecer num espaço de sete quilómetros e vão durar até oito meses, prevendo-se uma série de reassentamentos de edificações e de infraestruturas de serviços no local. As intervenções são delicadas devido à passagem de cabos de energia e de fibra ótica, além de tubos, por aquela zona.
O trânsito está condicionado na zona da marginal de Maputo, com o arranque das obras no local, e a empresa Maputo Sul aconselha os condutores a usarem vias alternativas.
Com o projeto da circular, a marginal passará a contar com um total de quatro faixas de rodagem contra as atuais duas. As obras do projeto da circular de Maputo estão avaliadas em 315 milhões de dólares e deverão terminar em Dezembro de 2014.

in O País