No terreno, já é possível ver sinais concretos de arranque das obras, nomeadamente, algumas escavações para colocação de valas de drenagem, condicionamento de trânsito de viaturas e algumas residências e empreendimentos comerciais abrangidos pelo projeto a serem demolidos.

O projeto, avaliado em 315 milhões de dólares, resultante de um financiamento do Governo moçambicano em parceria com o EximBank da China, poderá ser feito em seis fases. As obras iniciaram oficialmente, em Setembro de 2012, e terão a duração de 30 meses. No entanto, alguns comerciantes do mercado Triunfo, na capital do país, abrangidos pelo projeto da Circular de Maputo, não concordam com o valor da indemnização proposto pelo empreiteiro.

A indemnização está avaliada em quatro a 15 mil meticais, valor considerado irrisório pelos comerciantes para reiniciarem as suas atividades noutro espaço. Na semana passada, durante o XXI Conselho Coordenador do Ministério das Obras Públicas, o ministro do pelouro Cadmiel Muthemba, disse que a Circular de Maputo vai trazer melhorias na circulação dentro e fora da cidade de Maputo.
in O País