A Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique está a fazer uma intervenção de vulto no troço compreendido entre a Escola Secundária Nelson Mandela e a estação Ferroviária do bairro Ferroviário (Mahotas).

A intervenção de emergência orçamentada em cerca de seis (6) milhões de dólares norte-americanos tem como objectivos fundamentais proteger a linha férrea e as populações das recorrentes erosões, que se verificam naquele lugar sempre que se registam chuvas intensas. Prevê-se a conclusão da mesma ao início da segunda quinzena de novembro próximo.

Com efeito, estão a ser edificados exactamente nas crateras já criadas pelas águas das chuvas seis (6) gaviões, cuja função será encaminhar as águas das chuvas para os mangais, quatro ruas pavimentadas, passagens de água que atravessam a linha férrea e algumas valetas nas bermas do caminho férreo.

Segundo Samuel Muzime, encarregado da obra, mais do que proteger, a plataforma da linha férrea justifica a intervenção pela necessidade de proteger as populações negativamente afectadas pelas erosões das chuvas que vão formando crateras em direcção aos mangais.
in O País