Hoje vou compartilhar um pouco de meu conhecimento e mostrar a vocês como ligar um gerador de energia com segurança. Pois sendo um equipamento com elementos e materiais perigosos e inflamáveis, que em caso de uma sobrecarga podem vazar ou até mesmo entrar em combustão e acontecer um incêndio ou uma explosão!

Vamos usar como exemplo um gerador de 2,5 Kva. Esse tipo de potencia, você pode usar apenas para fornecer energia para 1 ou 2 equipamentos em sua casa, de preferencia aqueles que são mais importantes, como a geladeira que irá evitar de estragar os alimentos armazenados e o chuveiro em caso de você precisar tomar banho e etc. Porem antes de ligar o gerador, você precisa saber para quantos equipamentos a potencia dele pode suportar, para não haver sobrecarga.

Você deve estar se perguntando agora, como irá fazer para saber isso, é muito fácil, basta você calcular 80% do valor total de energia continua que o gerador trabalha.

Outra coisa importante é analisar o painel e conferir se todos os disjuntores estão deligados, e que sejam ligados simultaneamente. O gerador deve ficar sempre em local arejado e ventilado para poder poder facilitar na sua refrigeração e não ocorrer um super aquecimento.

Feito isso, você deve analisar se a majueira de alimentação do combustível está bem lacrada e não existe risco de vazamento ou interrupção do fornecimento, depois é claro você deve desativar a válvula do afogador e ai sim se preparar para inserir a chave e puxar a corda para ligar o gerador.

Caso você siga a risca todas essas dicas e por algum motivo seu gerador não ligue corretamente, significa que ele está com algum tipo de defeito. Nesse caso eu aconselho que você entre em contato com alguma empresa de manutenção de geradores para obter ajuda profissional.