A província de Sofala perspetiva para este ano o início das obras de construção de cinco novas fábricas de cimento, orçadas em duzentos e cinquenta milhões de dólares norte-americanos.Os empreendimentos serão erguidos nos distritos de Chibabava, Inhaminga e nas cidades da Beira e Dondo.

Segundo a Rádio Moçambique, o diretor provincial da Indústria e Comércio em Sofala disse, que para o efeito, está em curso a tramitação dos processos para a implantação dos referidos projetos, que numa primeira fase irão criar quinhentos postos de trabalho.
As previsões de José ferreira indicam que caso não haja constrangimentos no decurso das obras, até finais do presente ano, pelo menos duas das cinco fábricas de cimento poderão entrar em funcionamento.
Disse ainda que paralelamente às ações ligadas a implantação destas infraestruturas industriais, estão em curso trabalhos de instalação de um novo forno na fábrica de cimento do Dondo.
Durante o ano passado, foram arrecadados em Sofala cerca de nove milhões de contos, resultantes da produção industrial, uma cifra que representa um crescimento na ordem de vinte e sete por cento em relação a 2011, tendo contribuído, para o efeito, os sectores de metalomecânica, agro-indústria e o subsector de bebidas e alimentar.

in Notícias