Cerca de 13 biliões de dólares norte-americanos estão a ser investidos pelas empresas mineradoras Vale Moçambique, Rio Tinto e Minas de Moatize em obras de construção de linhas férreas que vão ligar os centros de produção localizados na província central de Tete aos portos da Beira e Nacala.

Estas infraestruturas estão em construção até 2017 e o investimento é feito com uma participação financeira significativa daquelas companhias mineradoras, através de investimentos adicionais, segundo o governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove.
Entre 2013 e 2019, as mesmas companhias esperam investir anualmente cerca de 3,620 milhões de dólares norte-americanos na exploração dos hidrocarbonetos em Moçambique e 3,303 milhões de dólares a serem aplicados na produção do carvão. As receitas previstas rondarão os 779 milhões de dólares, igualmente no período 2013/2019, segundo ainda o governador do banco central moçambicano.
No presente ano de 2012 prestes a findar, as mineradoras estão a aplicar 2,575 milhões de dólares no sector produtivo de hidrocarbonetos e 4473 milhões de dólares no carvão, devendo as receitas serem de 382 milhões de dólares norte-americanos.

Potencial de recursos naturais
Nas estimativas, entretanto, de Gove, Moçambique apresenta um grande potencial de recursos naturais com reservas estimadas acima de 160 triliões de pés cúbicos do gás natural e 20 biliões de toneladas métricas do carvão, para além de 2,075 megawatts de energia elétrica, isto em termos de capacidade instalada.
Ernesto Gove apresentou estas informações no vigésimo segundo encontro de Lisboa dos bancos centrais dos países de língua portuguesa realizado em finais de Novembro de 2012. A dissertação de Gove decorreu sobre os desafios da política monetária no contexto da exploração de recursos naturais, o caso de Moçambique.

fonte: Verdade Online