O governo moçambicano solicitou manifestações de interesse para a construção de uma rede de caminho-de-ferro para o transporte de carvão.

Quatro empresas indianas manifestaram interesse em construir uma rede de caminhos-de-ferro em Moçambique, rede que poderá ajudar a Coal India Ltd a escoar o carvão que vier a extrair neste país, informou a agência noticiosa indiana PTI. “O governo moçambicano solicitou manifestações de interesse para a construção de uma rede de caminho-de-ferro para o transporte de carvão tendo, até à data, recebido resposta por parte de quatro empresas”, informou ainda a agência que citou uma fonte envolvida no processo.

O grupo estatal Coal India Ltd, que em Agosto de 2009 obteve uma licença de prospeção de dois blocos carboníferos na província de Tete, em Moçambique, chegou a ponderar a hipótese de construir uma linha de caminho-de-ferro com uma extensão de 450 quilómetros para escoar o carvão até um porto.

Os dois blocos cobrem uma área que excede 200 quilómetros quadrados e estão a ser explorados pela Coal India Africana Limitada, uma subsidiária do grupo.
in O País