A mostrar resultados 1 a 2 de 2

Tópico: Contrapiso ou "Prontilaje"

  1. #1
    Membro Estagiário
    Data de Registo
    Mar 2017
    Mensagens
    1

    Padrão Contrapiso ou "Prontilaje"

    Olá!
    Estou construindo uma casa de dois pisos, e combinamos com arquiteto e equipe de pedreiros que seria feito "Prontilaje" logo no primeiro andar (térreo), visto que as vigas de baldrame estariam acima do nível do solo (vigas de 40 cm). Após alguns dias de trabalho na obra, devido a necessidade de escavar parte das vigas de baldrame (de um lado do terreno), arquiteto e pedreiros sugeriram fazer preenchimento com brita (20 cm) e um CONTRAPISO, não mais "Prontilaje", pois diminuiria o valor da execução. Será passado manta asfáltica na vigas de baldrame e impermeabilizante Igol 2 (sika).

    Minha dúvida é, com este processo de construção do contrapiso elimino risco de umidade após no piso e paredes? Antes na "Prontilaje" o piso iria ficar "oco", e agora estou receoso quanto ao contrapiso.

    Desde já agradeço contribuições e sugestões

  2. #2
    Não registado(a)
    Visitante

    Padrão

    Não quero parecer chato, mas... sabes quem é que te podia responder a isso? O técnico da obra.

    No caso de Portugal, qualquer empreiteiro tem, obrigatoriamente, um Diretor Técnico de Obra, que garante a capacidade técnica do empreiteiro.
    Numa figura que muitas vezes é confundida, existe a figura de Diretor de Fiscalização, que garante que a obra é feita de acordo com o interesse do Dono de Obra (o teu interesse). Ou seja, é o gajo que obriga o empreiteiro a "andar na linha", já que o DTO apenas pretende garantir a parte do empreiteiro.
    Normalmente o DTO é suficiente, e sendo obrigatório, é o único que existe. Numa obra particular não vejo grande necessidade de que exista um DFO, até porque o dono de obra tem a liberdade de escolher um empreiteiro em que sinta confiança. Mas nesse caso, então será o DTO a dar esse conselho.

    No Brasil não tenho certeza, mas julgo que será uma mecânica semelhante.

    Por isso, não me leves a mal, mas... esperar que alguém te vá dar um conselho de jeito num fórum da internet para poupar o que seria o conselho de um técnico que assumiria essa responsabilidade...?
    Pela forma como colocas a questão, infelizmente parece que não existe nenhum técnico que te possa ajudar... e infelizmente isso é parte do problema: todos acham que são engenheiros e que o trabalho do engenheiro não vale nada. Por isso, desculpa, mas nem vou opinar sobre a questão que colocaste.

Permissões de Publicação

  • Não pode criar novos tópicos
  • Não pode publicar respostas
  • Não pode publicar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •