Objectivo
Pretende-se que no final da acção, os participantes tenham adquirido competências que lhes permita: analisar contextos de incerteza e de grande complexidade, com base em critérios de natureza económica, operacional e estratégica e tendo em conta a subjectividade das avaliações pessoais, recorrendo ao método actual da análise multicritério (AHP – Analytic Hierarchy Process).

Destinatários
Quadros gestores e técnicos de empresas industriais que necessitem de completar os seus conhecimentos na análise de viabilidade de projectos de investimento técnico.

Conteúdo Programático
Contextos complexos de decisão. Critérios e subcritérios de avaliação. Atributos. Objectividade e subjectividade das avaliações. Normalização de critérios e de atributos. Curvas de preferência. Ponderação dos critérios e das alternativas. Mérito global. O Método Hierárquico Multicritério (AHP ou MHM). Análise de coerência dos julgamentos. Análise de sensibilidade dos resultados a variações das ponderações e dos atributos. Exemplos no MS-EXCEL: Controlo de desempenho de uma linha de produção. Selecção de um Local. Selecção de um Equipamento. Qualificação de Fornecedores segundo as normas ISO. Selecção de um Sistema de Informação. Priorização de projectos de investimento em melhorias de produtividade.

Formadores
Rui Assis
Coordenador Técnico
Rui Assis

Data
18/05/2011 a 19/05/2011

Horário
4ª a 5ª Feira - 9h30-17h30

Duração
14 horas

Preço (a este valor acresce IVA à taxa legal em vigor)
330 €

Local
Oeiras - Taguspark

Contacto
Adelaide Pimentel / Cristina Almeida
formacao@isq.pt
Telef: 214234066/73