Curso Intensivo - CARACTERIZAÇÃO DE MACIÇOS ROCHOSOS EM GRANDES EMPREENDIMENTOS


O Curso realizar-se-á na FEUP, no dia 21 de dezembro de 2012.

A avaliação dos parâmetros geomecânicos de maciços rochosos em grandes empreedimentos constitui um tema de grande importância dada a complexidade geológica dos maciços e as dificuldades na sua avaliação. As dificuldades estão relacionadas com as incertezas associadas ao maciço rochoso, cuja caracterização é normalmente realizada por intermédio de ensaios in situ e em laboratório, complementadas pelo uso de sistemas empíricos.
A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto decidiu organizar um Curso intensivo no âmbito da Caracterização de Maciços Rochosos em Grandes Empreendimentos, com particular incidência na caracterização geométrica, no uso de sistemas empíricos e de técnicas de Data Mining, e na realização de ensaios in situ e em laboratório. Uma aplicação será ainda apresentada respeitante a um grande laboratório subterrâneo.
O Curso terá como docentes os Profs. Luís Ribeiro e Sousa e Tiago Miranda. São especialistas no domínio da Mecânica das Rochas com aplicação a obras subterrâneas, fundações rochosas e taludes e no domínio da análise numérica e de risco em grandes empreendimentos.


FEUP-DEC
Manuel Carvalho
Rua Dr. Roberto Frias
4250-465 Porto
Tel.: 220413703
Fax: 225081446
E-mail: manuel@fe.up.pt