A mostrar resultados 1 a 2 de 2

Tópico: curvas de transição

  1. #1
    Membro Estagiário
    Data de Registo
    Jun 2010
    Mensagens
    1

    Padrão curvas de transição

    Olá boa tarde.Sou novo no forum,não sei que temas já foram abordados mas precisava de uma ajuda. Tenho duas numas questões de vias de comunicação.

    1a Quando é que é dispensada a utilização de curvas de transição no traçado em planta?Em que bases assenta o estabelecimento dos raios minimos(absolutos e normais) das curvas circulares?

    Se me puderem ajudar agradeço.cumprimentos

  2. #2
    Membro Estagiário
    Data de Registo
    Jul 2010
    Mensagens
    1

    Padrão

    a curva de trnasição é dispensada para casos em que seja dispensada a sobreelevaçao, sã oeles os casos de curvas de raio superior a 2500 metros para velcodiades até aos 100km/h e curvas de raio superior a 5000 metros para casos de velocdiades superiores a 100 km/h
    Os raios mínimos acentam no limite de aceleração de comodiade do condutor que são implementados pelos coeficientes de aderencia transversal. para os raios minimos absolutos a norma do traçado admite acelerações de 0.22g para raios normais passa este valor a 0.11g. No entanto pelos valores da norma pode-se concluir que para os raios minimos normais existe uam aceleração nao compensada que se traduz num ft de cerca de 0.06, para os raios minimos absolutos este ft varia entre aproximadamente 0.15 e 0.06 com o aumento da velocidade.

Permissões de Publicação

  • Não pode criar novos tópicos
  • Não pode publicar respostas
  • Não pode publicar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •