A mostrar resultados 1 a 3 de 3

Tópico: Desabamento de viaduto IP4

  1. #1
    Membro Conselheiro Avatar de geobrites
    Data de Registo
    Jan 2010
    Empresa
    Mota Engil
    Mensagens
    228

    Padrão Desabamento de viaduto IP4

    Uma estrutura de toneladas de betão que faria parte da obra de alargamento da A4, que ligará o Porto a Vila Real, caiu esta quarta-feira. Não se sabe ainda a dimensão do acidente admitindo os bombeiros que possa haver viaturas debaixo dos escombros.

    Desconhece-se também se há trabalhadores feridos sabendo-se apenas que haveria cerca de 30 pessoas sobre o viaduto.

    Até ao momento existem 13 feridos confirmados, tendo alguns trabalhadores sido já transportados para o Hospital de Amarante.

  2. #2
    Membro Júnior
    Data de Registo
    Jan 2010
    Mensagens
    12

    Padrão

    Mais uma tragédia, provavelmente devido a acumulação de erros associado a falta de cuidado.

  3. #3
    Membro Efetivo Avatar de lponte
    Data de Registo
    Dec 2009
    Mensagens
    92

    Padrão Actualização

    O desabamento de um viaduto que atravessa o IP4 (Porto-Amarante) provocou esta quarta-feira à noite pelo menos oito feridos, segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC). A estrada está cortada nos dois sentidos. (em actualização)

    Segundo a mesma fonte, encontram-se no local 36 bombeiros, apoiados por onze viaturas, que realizam buscas para saber se algum veículo foi atingido.

    O acidente ocorreu no Itinerário Principal 4, na saída Oeste para Amarante.

    Oficialmente deram entrada apenas oito pessoas no hospital, de acordo com o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, que antes tinha avançado com a existência de 13 feridos.

    Seis dos feridos foram assistidos em Amarante e dois em Penafiel. São todos feridos ligeiros, todos trabalhadores na obra em curso e todos homens, com idades compreendidas entre os 23 e os 50 anos, segundo fonte do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.

    Estavam 20 trabalhadores na obra quando se verificou a derrocada, segundo o comandante dos bombeiros. Fernando Rocha, que referiu estar em contacto com a empresa responsável pela obra, adiantou ainda que se prevê que as operações de remoção dos escombros - muitas toneladas de cimento e ferro - possam demorar seis horas.

    A mesma fonte referiu que uma equipa cinotécnica dos bombeiros, com dois cães, não detetou sinais humanos ao percorrer os destroços. E confirmou que há uma testemunha que contou que um automóvel terá ficado debaixo dos escombros.

    Várias retroescavadoras estão a tentar retirar os destroços do que resta do viaduto. Equipas de socorro e operários da obra estiveram a regar com água o cimento, com receio de que secasse, o que dificultaria as operações de remoção dos destroços.


    De acordo com a Proteção Civil, "continua por apurar se está alguém soterrado, uma vez que ruiu uma enorme quantidade de ferro e betão, desconhecendo-se igualmente se estão viaturas debaixo dos destroços" do viaduto, que ruiu por completo.

    Segundo a mesma fonte, a queda do viaduto, "no nó de Geraldes, ao quilómetro 59,6, ocorreu cerca das 20:30, quando os trabalhadores estavam em laboração com todos os materiais inerentes a uma obra: ferros, massas, etc".

    A GNR declarou ainda à agência Lusa que, "em princípio, as viaturas não foram atingidas por destroços, tendo-se os acidentes produzido como reação à queda do viaduto", nomeadamente pela necessidade de travagens bruscas.

    Na sequência do acidente, a A4 está cortada no sentido Porto-Amarante e o IP4 entre Vila Real e Amarante, estando o trânsito a ser desviado, nomeadamente no nó de Padornelo (IP4), para a Estrada Nacional 210.

Tópicos Relacionados

  1. Colapso de Viaduto na Índia
    Por Rui Antunes no fórum Discussão Geral
    Respostas: 3
    Última Mensagem: 22-02-2013, 14:39
  2. Queda de viaduto devido a embate de semi-trailer
    Por faxio no fórum Fotografia e Vídeo
    Respostas: 4
    Última Mensagem: 27-11-2012, 18:25
  3. Plano de Segurança e Saude de um Viaduto
    Por The__Game no fórum Discussão Geral
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 19-11-2012, 0:00
  4. Explosão danifica pilares de viaduto na A24
    Por Rui Antunes no fórum Discussão Geral
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 18-09-2012, 19:51
  5. Construção de El Hachef, um viaduto de 3,5 km de comprimento
    Por almiq87s no fórum Discussão Geral
    Respostas: 0
    Última Mensagem: 10-09-2012, 12:15

Etiquetas deste Tópico

Permissões de Publicação

  • Não pode criar novos tópicos
  • Não pode publicar respostas
  • Não pode publicar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •