Boas pessoal.

Tenho uma duvida no dimensionamento de um bomba a instalar num poço artesiano que tenho para abastecimento de um depósito no sótao da minha habitação, e que serve depois para abastecer toda a casa.

O problema é que tenho estado a ter dificuldades em calcular a perda de carga da tubagem, que já tem uns 20 anos, com 250m desde a bomba até a saída em aberto para o depósito.
Basicamente, o esquema é este:


A tubagem é toda ela de plástico (penso que polietileno) de 1 1/2 pol (supos 0,044m de diametro interno). Nos cálculos que fiz, estava-me a dar um valor de perda de carga só da tubagem de 7,52m(formula de Darcy e ábaco de moody, para um caudal de vazão de 9m3/h, ou v=1,64m/s, e factor de atrito de 0.01 -> J=7,52mca), isto sem entrar com o factor de a tubagem ser inclinada em grande parte do seu comprimento, que não sei se é tido em conta.

Como posso/devo fazer bem os cálculos!? Quais as fórmulas a usar!? Estou a pensar correctamente!?

Isto porque vi também que existe a fórmula de Hazen-Williams, que me dá 22,55m para a mesma tubagem, e Cf=120 (da tabela que vi era o indicado para polietileno). É uma diferença GIGANTE!