Cumprimentos amigos,

Sou recém formado em engenharia civil e já me deparei com uma ineficiência dos profissionais da área quando se trata de calculo estrutural. Pelo menos aqui na minha região (interior de são paulo) os escritórios/profissionais que fazem calculo estrutural ou estão desatualizados ou então estão com orçamentos muito fora da realidade (comparando com outras regiões).

Depois de algumas análises cheguei ao resultado que é uma área boa para se investir, levando em conta o acervo técnico e facilidade de minha parte para desenvolver tais trabalhos.
Ingressei em uma pós na respectiva área e estou em busca de softwares que consigam atendem aos meus interesses.
Como é algo totalmente experimental inicialmente e não possuo muitos recursos para o investimento, alguns softwares foram descartados, dentre eles estão o TQS, que já ouvi falar muito bem, porem possui valor de mercado muito acima do desejável.

Gostaria da parte de vocês que tem conhecimento muito maior que o meu na área, algumas dicas e sugestões para quem estão ingressando.

Depois de uma breve pesquisa, conclui que alguns softwares são mais usuais que outros, dentre eles estão: Cypecad, Tricalc, Robot, SAP2000, Eberick e MultCalc V10.
Não tenho conhecimento de nenhum, por isso venho até vocês para que me digam a respeito.

Não tenho oportunidade de conhecer todos eles devido ao alto custo dos mesmo e dos cursos, por isso preciso escolher o que melhor me atende para iniciar meus estudos e investimentos, e o que melhor me atende é obviamente o mais completo e o mais confiável.

Espero poder contar com a ajuda de vocês.


PS: Por gentileza, esse tópico tem o intuito de auxiliar e tirar dúvidas de um recém chegado no mercado, não de abrir espaço para "fan boys" e comerciantes de softwares venderem seu "peixe".


Desde de já agradeço a atenção e comprensão de todos.


Obrigado