A Ordem dos Engenheiros organiza no próximo dia 14 de dezembro de 2012, das 17h30 às 19h30, a Sessão “Engenharia Geotécnica na Reabilitação do Património Construído”.

Enquadramento
Numa época em que a Engenharia tem que crescer em direções mais diversificadas a nossa Associação Profissional está mais do que nunca sensibilizada para a valorização do PATRIMÓNIO CONSTRUÍDO. As muitas joias patrimoniais deste nosso país com quase oito séculos e meio de história unificada, têm a riqueza que vem de múltiplas passagens e permanências de tantos povos que, na sua ânsia de dominar e inculturar, deixaram sinais materiais ímpares, ou do nosso próprio povo que ia e voltava de outras paragens com a riqueza que isso acarreta. O estado a que muitos desses edifícios, estruturas e infraestruturas chegaram é, em alguns casos, preocupante, mas a sua importância para a criação de riqueza no nosso país, associada ao potencial turístico que têm, obriga a encarar a sua conservação e reabilitação como eminente e inadiável. Em muitos casos, esta intervenção é de cariz estrutural, sendo a engenharia geotécnica, ao mais competente nível da sua especialização, chamada a intervenções exigentes. Os desafios são interessantíssimos quando se lida com este assunto, pelos materiais, pela SINGULARIDADE dos problemas, pela sua sensibilidade...
A Engenharia Geotécnica Portuguesa, em particular a engenharia de fundações especiais, desenvolveu nas últimas décadas capacidades técnicas ao mais alto nível internacional, com um cariz fortemente inovador, criando conceitos de intervenção, caracterizados pela versatilidade e singularidade das soluções que integram, em pleno o respeito pela preservação do forma arquitetónica, por um lado, e a estabilidade estrutural e funcionalidade, por outro. A engenharia usa nesta área “com respeito” as suas “ferramentas e técnicas” em “objectos” delicados, para que o que se faça com boas intenções, não se faça erradamente. As cidades históricas portuguesas, classificadas como património da humanidade, têm ainda adiada a sua afirmação, porque muito está por fazer, embora haja capacidade de sobra instalada que se deve divulgar.
Na perspetiva de se fazer uma divulgação dessas soluções e uma difusão junto dos decisores e investidores da capacidade da nossa engenharia geotécnica, a especialização em geotecnia organiza um ciclo de tertúlias sobre “Engenharia Geotécnica na Reabilitação do Património Construído”, que se organizará em três a quatro sessões de fim de tarde, das 17:30 às 19:40, com especialistas com obra feita nesta área, e que envolverão tópicos relacionados com reforço e estabilização de edifícios, pontes, túneis e barragens.

Ordem dos Engenheiros
Secretariado dos Colégios
Av. António Augusto de Aguiar, 3D,
1069-030 Lisboa
T 213 132 662 F 213 132 672
E-mail: colegios@ordemdosengenheiros.pt