Sustentabilidade e lazer em Ferreira do Alentejo

Já sabe como aproveitar os próximos dias? Ferreira do Alentejo tem a sugestão ideal.

Amanhã começa o GPA Roadshow Cidades Sustentáveis, uma exposição itinerante que quer contribuir para que os municípios portugueses se transformem em exemplos de sustentabilidade.

A iniciativa, organizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, Quercus e Grupo GCI, decorre até domingo, pelo que não há desculpa para não participar nas diversas actividades agendadas e conhecer este concelho, que faz da simpatia, da preservação da natureza, da gastronomia e do património natural e paisagístico um cartão de visita.

Amanhã o programa começa com a conferência “O Contributo dos Municípios para a Eficiência Energética”, onde vai estar o presidente da Câmara de Ferreira do Alentejo, Aníbal Reis Costa.

O programa contempla iniciativas para todas as idades, como o Mercado de Produtos Biológicos, que abre portas no fim-de-semana, das 15h às 19h.

Há ainda espaço para, entre outras actividades, assistir ao workshop “Crianças pela Sustentabilidade” (Dia 24 de Junho, das 10h30 às 12h00) e ao workshop "Hortas e Jardins Biológicos (dia 26 de Junho, das 15h00 às 19h00).

A sustentabilidade é um dos principais investimentos deste município alentejano, que se tem empenhado em desenvolver iniciativas que contribuam para o combate às alterações climáticas e em estimular novos comportamentos que ajudem na luta contra o aquecimento global.

Outra aposta da autarquia tem sido o sector agro-pecuário que encontra no concelho de Ferreira do Alentejo condições particularmente favoráveis ao seu desenvolvimento, reforçadas com o Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva que duplicou a área irrigada do concelho para 12.000 hectares.

Com o objectivo de dar visibilidade aos novos produtos e projectos da região e de debater de forma alargada as novas oportunidades, juntando técnicos e empresários decorre em simultâneo com o GPA Roadshow, a Feira Nacional da Água e do Regadio.

A 10ª edição deste evento, um dos maiores do Alentejo, apresenta um conjunto de colóquios e seminários sobre as questões da água, do regadio, da agricultura, das novas culturas, do turismo em espaço rural.

Há também espaço para a gastronomia, para o desporto, para as actividades culturais e para os espectáculos musicais.

E se precisa de mais argumentos para se deslocar a Ferreira do Alentejo, entre quinta-feira e domingo, lembre-se que este município tem uma história muito antiga para contar, como demonstram os vestígios de civilizações como a romana e a visigótica.

A vila e sede do concelho exibe diversas igrejas dignas de interesse, desde a Igreja Matriz, com dois túmulos góticos, à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, com uma imagem da padroeira que acompanhou Vasco da Gama na descoberta do caminho marítimo para a Índia e um precioso painel de azulejos do século XVII.

Pode ainda visitar a Galeria de Arte, a Capela de Santo António e o Espaço Artesão, onde se podem admirar miniaturas de alfaias agrícolas.

Uma última nota para a gastronomia de Ferreira do Alentejo, que faz qualquer um deliciar-se com as migas com carne de porco, o gaspacho, a carne de porco à alentejana ou as açordas de alho e de pombo e para sobremesa deixe-se tentar pelos ferreirenses, deliciosos bolos de amêndoa e gila.