O presidente do grupo Eaglestone anunciou, esta segunda-feira, que vai investir pelo menos 40 por cento de cem milhões de euros de um fundo em energias renováveis em Moçambique e em Angola. Segundo Pedro Neto, citado pela agência financeira Bloomberg, apesar de haver mais oportunidades na África do Sul, há um «apetite crescente» pelas energias renováveis em Moçambique, em Angola e no Botswana.

O responsável adiantou que as autoridades de Moçambique estão a apreciar dois potenciais projetos de energias renováveis. Já em Angola, o governo tem intenções de atingir 200 megawatts de energia solar e de energia eólica até 2017.

O objetivo é fazer com que o país produza 6,2 gigawatts de energia renovável em vez dos atuais 1,2 gigawatts. A empresa Eaglestone, fundada em 2011, com sede em Amesterdão e escritórios na Cidade do Cabo, Lisboa, Londres, Luanda e Maputo, iniciou há dois meses a angariação de capitais para um fundo de cem milhões de euros, em parceria com a empresa Infraventus Capital Partners. O fundo poderá atingir os 150 milhões de euros.
in A Bola