De 3 a 7 de Dezembro o Parlamento Europeu, em Bruxelas, recebe a exposição “Combata as alterações climáticas – utilize madeira: as indústrias do sector da madeira e as vidas múltiplas da madeira e seus derivados” que alia a arte à sensibilização para as vantagens da madeira e produtos de base de madeira.

A exposição, organizada pela European Confederation of Woodworking Industries (CEI-BOIS), pela European Organisations of the Sawmill Industry (EOS) e pela European Panel Federation (EPF), tem como objectivo sensibilizar os Membros do Conselho Europeu para os benefícios do uso da madeira e dos produtos derivados de madeira, bem como para o seu papel na captura e no armazenamento de carbono, e consequente contributo na luta contras as alterações climáticas.

A madeira e produtos derivados de madeira estarão patentes no jardim de madeira criado para o efeito, com obras de arte e instalações de madeira como são exemplos o piso flutuante, divisórias e mobiliário. Produtos fabricados na Europa e da autoria dos artistas europeus, cujas carreiras contemplam obras com recurso a diversas técnicas e materiais à base de madeira, Stephan Balkenhol (Alemanha), Gorzo Dumitru (Roménia), Arnie Quinze (Bélgica), Philippe Ramette (França) e Richard Long (Reino Unido).

O programa de sensibilização contempla ainda vários debates científicos e políticos e a apresentação do relatório sobre fluxos de madeira e sequestro de carbono na Europa pelo Professor Udo Mantau, do Centro Florestal da Universidade de Hamburgo

Os materiais derivados de madeira produzidos pela Sonae Indústria e comercializados pela Tafibra estão, naturalmente, em linha com o tema e objetivos da exposição, dando um importante contributo para a mitigação das alterações climáticas, pela captura e armazenamento de carbono durante todo o seu ciclo de vida.



Sobre a Sonae Indústria

A Sonae Indústria é uma das maiores empresas industriais, a nível mundial, produtora de derivados de madeira. Com presença em sete países, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Canadá, Holanda e África do Sul, a empresa totaliza 27 unidades industriais, empregando cerca de 5.000 colaboradores.

A gama de produtos da Sonae Indústria inclui aglomerado de partículas de madeira, aglomerados de fibras de madeira (MDF), OSB (Oriented Strand Board) e laminados decorativos, entre outros, materiais com larga utilização nos sectores de produção de mobiliário, da decoração de interiores e da construção.

A Sonae Indústria lançou no mercado ibérico, no primeiro semestre de 2012, a gama innovus, disponível em painéis com superfície melamínica e em laminado de alta pressão, com múltiplas cores, texturas e padrões, totalizando mais de 150 propostas decorativas. A gama innovus já foi, entretanto, lançada também em toda a Europa.

Em 2011 a Sonae Indústria produziu 5,4 milhões de m3 de painéis derivados de madeira, o que corresponde a cerca de 5 milhões de toneladas de CO2 retidas nos produtos Tafibra.