Olá amigos do ENGENHARIACIVIL.COM. Tenho uma dúvida que me deixa muito pensativo ultimamente. Sou estudante de engenharia civil e minha pretensão é fazer uma especialização em alguma área. A questão é:

O mestrado ou doutorado (especificamente o mestrado) nas áreas de engenharia estrutural, engenharia de transportes ou engenharia de geotecnia são necessários para a atuação de um profissional que pretende exercer profissão nesse ramo? Leio muito sobre, mas não achei nada específico ainda. Muitos falam que um mestrado nessas áreas é para quem seguirá um ramo de pesquisa ou algo parecido. O profissional de engenharia civil, que pretende empreender nesses ramos de negócio ou atuar diretamente no mundo das obras (estruturas, transportes ou geotecnia) será beneficiado em que fazendo um mestrado nessas áreas? (alem da absorção de conhecimento, que eu sei que será bastante). É necessário esse mestrado, para esses tipos de atuação? O currículo será mais atrativo para um empresa de grande porte com um grau desses? Tudo se reduz a necessidade ou não de fazer uma especialização para esses tipos de atuação (empreendedorismo ou trabalho em campo).

Pessoal, desde já fico grato por quem responder esses questionamentos.