O arquiteto de Vila Nova de Cerveira, César Marques, desenvolveu um conceito de micro-casa que, segundo o autor, "simula o tronco e os ramos de uma árvore e, além dos materiais utilizados - que são recicláveis, assenta em vetores como a sustentabilidade e a economia, já que poderá ser também uma casa muito barata, e numa imagem de inocência e surpresa do conjunto"



A micro- casa "TreeHouse Unit" é constituída por oito módulos que incluem espaços como quarto, sala, casa de banho e cozinha, de 16 metros de altura e idealizado para ser habitado por um casal.

O projeto foi distinguido com uma menção honrosa no concurso "Microhousing Ideas Competition", realizado em Denver, EUA, entre mais de 100 projetos de 20 países. O concurso permite um máximo de 35 metros quadrados de espaço habitável e 18 metros de altura.

Segundo a Lusa, este modelo de casa apresenta ainda preocupações de eficiência energética, sendo por isso "transversal" a qualquer tipo de clima. César Marques garante que está já a trabalhar no projeto para construção da primeira destas micro-casas, mas ainda com módulos de ensaio.