O governo de Moçambique vai lançar no trimestre em curso as obras de asfaltagem de 1394 quilómetros de estradas,informou sexta-feira em Maputo o ministro das Obras Públicas e Habitação, Cadmiel Muthemba.
Após ter conferido posse ao novo Conselho de Administração da Administração Nacional de Estradas (ANE), lideradopor Luciano de Castro, o ministro mencionou os troços Macomia/Oasse, compreendendo 102 quilómetros que já estão em curso, Oasse/Mocímboa da Praia – Namoto (125km), cujas obras já estão em fase de mobilização de equipamentos e Montepuez/Ruaça (136 quilómetros), já em curso.
Em fase de arranque estão as estradas Chimoio-Espungabera (235km), que vai começar dentro de dias, Caniçado- Chicualacuala (312km) que está a começar.
O objectivo, disse Cadmiel Muthemba, é garantir o funcionamento em pleno da Estrada Nacional Número Um, da Ponta d´Ouro ao Rovuma e, sobretudo, garantir a manutenção das estradas.
O ministro disse ser necessário prestar atenção à manutenção de estradas pois "o país não pode continuar a construir sem manutenção, a fim de que não tenhamos de voltar à reconstrução das vias de dois ou de três em três anos”.

in macaub