PELO menos 2,5 milhões de dólares norte-americanos foram já investidos na realização dos estudos de viabilidade, de avaliação do impacto social e ambiental e demais acções preparatórias, visando a materialização do projecto da linha de transporte de energia eléctrica Tete-Maputo.
Segundo projecções recentes do Ministro da Energia, Salvador Namburete, a implementação desta iniciativa não só será determinante na viabilização de projectos de geração, como vai, igualmente, estimular a implantação de novos empreendimentos energéticos ao longo do território nacional.
Ligado à sustentabilidade do empreendimento, Namburete destacou o apoio do Reino da Noruega e do Banco Mundial, que vêm financiando as actividades do projecto. O Ministro fez igualmente referência à confirmação da participação do Banco Europeu de Investimento no projecto, e à ajuda expressa da Agência Francesa de Desenvolvimento.
Considerando que a referida linha será a espinha dorsal do programa de expansão da rede nacional de transporte de energia eléctrica, Salvador Namburete situou a importância daquela infra-estrutura no papel que vai jogar no desenvolvimento de projectos de geração de energia eléctrica em carteira, nomeadamente os da barragem de Mphanda Nkuwa, de Cahora Bassa-Norte, da Central Térmica de Moatize, entre outros.
Ainda na área de electricidade, Namburete fez alusão ao contínuo interesse e envolvimento activo de investidores privados, nacionais e estrangeiros, traduzidos na realização de diversos estudos de viabilidade de um cada vez maior número de locais identificados como tendo potencial para acolher projectos de geração de energia eléctrica a diferentes escalas.
“A electrificação rural constitui outra das grandes apostas do Governo, na sua determinação aumentar o acesso às fontes modernas de energia para um número cada vez maior de moçambicanos, bem como promover investimentos e actividades de uso produtivo de energia para geração de rendimentos. O ritmo com que temos estado a implementar o programa de electrificação rural encoraja-nos e permite-nos reafirmar o compromisso de concluir a electrificação e ligação de todos os distritos actualmente não ligados à rede eléctrica nacional até 2014. Até final do ano em curso, será concluída a electrificação e ligação à rede nacional dos distritos de Sanga, Mecanhelas, Metarica, Maúa e Marrupa, na província do Niassa”, disse o ministro.
Namburete, que falava numa reunião com quadros e gestores seniores do seu ministério, abordou igualmente assuntos sobre biocombustíveis, referindo que parte das inquietações que vêm sendo levantadas por diferentes actores sociais tem respostas eficazes na política e estratégia sobre a matéria aprovados pelo Governo, instrumentos cuja clareza e abrangência têm sido, de acordo com o Ministro, saudadas pelo sector privado.
Outra referência de destaque é relativa às acções em curso visando o desenvolvimento e expansão de projectos de utilização do gás natural, a exemplo da edificação de uma rede de distribuição para os municípios de Maputo e Matola e para o distrito de Marracuene, além do seu uso em viaturas de transporte de passageiros. Essa, de acordo com o Ministro da Energia, seria uma maneira de maximizar o uso do potencial de hidrocarbonetos de que Moçambique dispõe.