O governo de Moçambique pretende entregar troços da rede nacional de estradas em concessão a privados até ao final do ano, reafirmou há dias o ministro das Obras Públicas, Cadmiel Muthemba.

Em Janeiro passado o ministro anunciou que os troços Matola-Boane, Marracuene-Lindela, Nampula-Nacala, Vanduzi-Changara e Monapo-Ilha de Moçambique foram identificados como sendo prioritários para passarem para a gestão privada a fim de se poder garantir a sua manutenção.

Até à data apenas um troço em Moçambique foi entregue em concessão e sujeito a portagens, a estrada Maputo-África do Sul ou Nacional 4, operada pela empresa sul-africana Trans Africa Concessions (TRAC).

No final sexta-feira de uma reunião do Conselho Coordenador do ministério, Nuthemba voltou a mencionar aqueles troços como sendo os que vão ser entregues em concessão a entidades privadas com a consequente introdução de portagens.

O ministro salientou que nos últimos cinco anos 1500 quilómetros de estradas foram beneficiados com a aplicação de asfalto, além de manutenção regular de 19 mil quilómetros por ano, mas disse que as dificuldades que o sector enfrenta podem ser ultrapassadas com o envolvimento do sector privado.

O ministro das Obras Públicas mencionou igualmente a necessidade de serem estabelecidas parcerias público-privadas, com a participação exclusiva de empresas moçambicanas, tendo por base o conceito de “utilizador-pagador.”
in Club of Mozambique