A mostrar resultados 1 a 2 de 2

Tópico: Muro de arrimo que é parede de um ambiente

  1. #1
    Membro Estagiário Avatar de Evair_Peterson
    Data de Registo
    Nov 2016
    Mensagens
    1

    Padrão Muro de arrimo que é parede de um ambiente

    Boa tarde.

    Estou com um terreno de 250m² (10m x 25m), com declive de cerca de 4m para o fundo. Será construído um sobrado neste terreno. Para tal, será feito um aterro em dois níveis. A partir da parte da frente do terreno será feito um primeiro nível, que avança plano por cerca de 9m em direção ao fundo do terreno. Na medida de 9m a partir da frente, haverá um corte de 3m de desnível e, depois deste será feito um segundo nível plano do terreno também com aterro de cerca de 1m de altura no fundo do mesmo.

    O projeto contempla muro de arrimo nas laterais e neste corte entre os níveis para a contenção de toda este volume de terra aterrado. Serão usados blocos de 19cm com brocas de 2m de profundidade a cada 2m de distância, com baldrame e cintas a cada 3 fiadas de blocos. Junto às colunas que sobem junto as brocas, serão deixados alguns blocos invertidos com tubos de PVC a fim drenar as águas pluviais deste aterro.

    Porém, me surge uma dúvida... O arrimo que vai estar junto ao corte depois dos 9m, será também a parede de um quarto que haverá na parte de baixo da casa. Como eu devo fazer neste caso? Há algum tratamento específico para este caso? Como drenar a água deste aterro atrás dessa parede?

    Com relação a impermeabilização desta parede, eu penso em fazer algo semelhante ao que é tratado nesta matéria: Casa Abril. Porém, tenho dúvidas quanto ao sistema de dreno de águas pluviais apresentado, visto que o barranco atrás dessa parede será de 3m de altura.

    Vocês têm alguma dica ou sugestão para que eu não venha a ter problemas com esta questão?


    Desde já agradeço a toda e qualquer colaboração.
    Atenciosamente, Evair Peterson.

  2. #2
    Membro Estagiário Avatar de Felipe381
    Data de Registo
    Nov 2016
    Empresa
    Solofund Engenharia
    Mensagens
    4

    Padrão

    Em casos onde a parede de contenção vai ser também uma parede interna, ou seja, a infiltração pode ser uma baita dor de cabeça, é de extrema importância a impermeabilização com materiais flexíveis que não abram fissuras com o passar dos anos, no seu caso usaria impermeabilização parecida com a de caixas dágua (tela + impermeabilizante) e sobre ele o geocomposto impermeável de um dos lados levando a drenagem para o tubo dreno e conduzindo a saída.
    Entre e confira: https://www.youtube.com/c/engenhariaativa

Permissões de Publicação

  • Não pode criar novos tópicos
  • Não pode publicar respostas
  • Não pode publicar anexos
  • Não pode editar as suas mensagens
  •