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Tópico: myEsig 2010

  1. #1
    Membro Efetivo
    Data de Registo
    Nov 2009
    Mensagens
    51

    Padrão myEsig 2010



    A Associação Portuguesa de Utilizadores de Sistemas de Informação Geográfica (USIG) organiza a Conferência Ibérica ESIG 2010, nos dias 10 a 12 de Fevereiro de 2010, em Oeiras, Portugal.

    Embora respeitando a tradição de uma dezena de edições anteriores, o ESIG 2010 apresenta-se com uma nova dinâmica, assumindo uma dimensão ibérica, privilegiando a inovação, os projectos europeus e todas as articulações derivadas do INSPIRE, e, acima de tudo, reflectindo o trabalho de I&D, dentro e fora das Universidades, que é uma realidade em Portugal e Espanha. O ESIG 2010 assume também um novo formato, que se pretende inovador e que resultará da vontade dos participantes passando, por isso, a ser designado myESIG 2010.

    Antecedentes
    Em 1991, quando se formou a USIG, a comunidade Portuguesa de SIG era fácil de caracterizar. Era constituída essencialmente por um pequeno conjunto de distribuidores de tecnologias e um grupo de consumidores, na maioria instituições públicas da administração central e local. O ESIG foi sempre um espaço privilegiado de diálogo entre estas comunidades e de troca de experiências entre utilizadores. Pouco a pouco, a realidade dos SIG e da Informação Geográfica foi-se alterando. Democratizaram-se as tecnologias, surgiram os globos virtuais, aumentaram-se as competências, multiplicaram-se as aplicações, introduziu-se o ensino de SIG nas Escolas e nas Universidades, pelo que o próprio ESIG tem que espelhar esta nova realidade.

    Formato inovador
    Designar-se-á myESIG por ser um formato construído de forma participada. Se a realidade mudou, todos são chamados a eleger o que é mais importante e mais necessário, de acordo com as suas necessidades profissionais e/ou de formação actuais. O myESIG passará a ser o evento onde vamos encontrar as respostas às nossas necessidades. Como se verá neste anúncio, todas as grandes decisões serão tomadas pela comunidade.

    Temas
    Os temas do myESIG deverão reflectir a realidade ibérica, pelo que existe uma multiplicidade de temas relacionados com os Sistemas de Informação Geográfica que certamente serão abordados no myESIG e que não estão na lista que se segue. Esta lista serve para sublinhar que os interesses vão desde as questões mais práticas, como o desenvolvimento e exploração de SIG, até às questões relacionadas com as tecnologias e os fundamentos científicos da área. Na verdade, esta lista não é fechada, e todos terão oportunidade de apontar outros temas, ora mais abrangentes, ora mais específicos.

    · Desenvolvimento e exploração de SIG
    - Ambiente
    - Geologia, Hidrologia, Oceanografia
    - Saúde
    - Logística e Transportes
    - Redes

    · SIG Móveis

    · Modelação, Simulação e Visualização

    · Geografia, Cadastro, Cartografia e Geodesia

    · Observação da Terra, Detecção Remota e Sensores

    · Gestão e exploração de base de dados geográficos

    · Serviços Web de Informação Geográfica

    · Software SIG

    · Fundamentos das Ciências e Sistemas de Informação Geográfica

    · Standards


    Comunicações
    Aos autores, exige-se um trabalho escrito de elevado nível, focado nas características inovadoras do seu trabalho, para que possam resultar apresentações e publicações de elevado nível. É adquirido que as exigências profissionais não nos permitem ir a todo e qualquer encontro, pelo que a ambição do myESIG é ser o encontro de referência em Portugal e Espanha, atraindo os melhores profissionais.

    Para contemplar em simultâneo trabalhos de elevado nível científico e a exploração de casos de estudo e de experiências relevantes que resultam dos projectos em curso, existem dois formatos de submissão: uma submissão académica, em artigo completo, que será revista pelo comité científico, e uma submissão de caso de estudo, em resumo estendido, que será avaliado pelos próprios participantes do myESIG 2010. Neste último caso, os resumos serão disponibilizados para votação, e os mais votados serão apresentados oralmente. Como a sessão académica ocupará apenas uma manhã, as apresentações do myESIG serão essencialmente escolhidas pelos participantes.

    Posters
    Haverá ainda possibilidade de submissão de posters, como forma alternativa de comunicar o seu trabalho. Haverá um espaço e um tempo dedicado à discussão dos trabalhos apresentados em formato poster, durante o qual os autores serão convidados a apresentar os trabalhos.

    Workshops
    Outra novidade no formato do myESIG, é a possibilidade de se proporem workshops. Estes workshops podem inclusive incluir comunicações mas, acima de tudo, devem propiciar espaços de discussão e troca de conhecimentos, para juntar os interessados em temas ou tecnologias específicas. Temas como mais específicos como LIDAR, GPS, Web mapping, Software aberto, ETRS89, são candidatos a workshops, mas podem também ser temas mais genéricos, onde a componente SIG seja relevante, como Saúde, Agricultura, Participação Pública, etc. Mas os temas e tecnologias que realmente aparecerão no myESIG serão os propostos pela comunidade e para os quais mais inscrições surgirem. Preferencialmente, os workshops deverão durar meio-dia. Eis as regras gerais:
    1) Funcionarão os que tiverem mais inscrições;
    2) No mínimo serão precisos 15 participantes para o workshop funcionar;
    3) Com 25 inscritos, um dos proponentes do workshop ganha uma inscrição grátis no myEsig;
    3) O nº máximo de assistentes será determinado pela capacidade das salas e eventualmente imposto pelos proponentes do workshop, se assim o entenderem.

    “Mata bicho”
    Recuperamos a expressão “mata bicho”, para criar um espaço mais informal de intercâmbio, logo pela manhã, à volta de um pequeno almoço com temas em cada uma das mesas. É a sua oportunidade para formar o lobby de que tanto precisa; para recolher os emails de todos os colegas que trabalham na sua área, em Portugal e em Espanha; para juntar os clientes da sua empresa ou os alunos do seu mestrado. Enfim, é uma hora e meia de muitos contactos, de conhecer pessoalmente muitos daqueles com quem trocamos emails, com uns croissants pelo meio e café q.b. para se começar o dia.

    Premiar o mérito
    Sendo um evento da comunidade, vamos premiar os nossos pares com mais mérito. Para já, garantimos a entrada grátis à apresentadora ou apresentador da comunicação mais votada. Os proponentes dos workshops, têm a mesma sorte, assim que ultrapassem os 25 inscritos. Será igualmente sorteado um prémio entre aqueles que participarem no processo de votação das comunicações.

    Sítio myESIG
    Por ser um evento da comunidade, o myESIG vai recorrer ao renovado site da USIG (Bem-vindo ao novo site da USIG) para suportar a comunicação entre todos, e todas as dinâmicas que queremos desenvolver até ao evento. Brevemente começaremos as diversas campanhas a partir do site da USIG (inclusivé via Twitter e Facebook). Para já, só tem que fazer uma coisa: registar-se, para poder participar. Contamos consigo!

    Datas Importantes
    4 de Janeiro de 2010
    Entrega de resumos e artigos para comunicações e propostas para workshops
    6 - 18 Janeiro de 2010
    Votações das comunicações
    19 de Janeiro de 2010
    Notificação dos autores
    31 de Janeiro de 2010
    Recepção da versão final das comunicações
    Inscrição dos Autores

  2. #2
    Membro Intermédio Avatar de sapo
    Data de Registo
    Dec 2009
    Mensagens
    25

    Polegares para cima

    Excelente evento. Mal posso esperar.

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