A análise do relatório final sobre a construção de um novo aeroporto na cidade de Tete para substituir o actual em Chingodzi entrou na fase final, disse, naquela cidade, o ministro dos Transportes e Comunicações, Gabriel Muthisse.

O ministro disse que o novo aeroporto deverá entrar em funcionamento em 2023, altura em que a exploração mineira atingirá a área do actual aeródromo, carecendo este plano de ser harmonizado com o crescimento da indústria do transporte aéreo na região.

O aeroporto de Tete passou a ter capacidade para receber tráfego regional em 2010, na sequência de um investimento para a separação do tráfego doméstico e regional, assim como para a criação de espaços para os serviços das Alfândegas, Migração e Saúde.

Para isso, foi assinado em 2010 um memorando de intenções entre o governo moçambicano e o grupo anglo-australiano Rio Tinto, tendo-se avançado desde então com o estudo de identificação do local para a edificação do novo aeroporto.

Falando a nível nacional, o ministro disse que o novo Aeroporto Internacional de Nacala deverá ter as condições mínimas necessárias para iniciar a operação em Agosto deste ano, ficando a conclusão do terminal de carga e quartel de bombeiros para o primeiro trimestre de 2015.

O projecto do Aeroporto Internacional de Nacala inclui a construção de todas as infra-estruturas necessárias para receber aviões até ao porte de um Boeing 747-400 ou o equivalente Airbus-340 em operações civis, domésticas, regionais e intercontinentais diurnas ou nocturnas e com capacidade de 500 mil passageiros por ano.
in Club of Mozambique