A cidade de Maputo está a ser alvo de pequenas e grandes obras de reabilitação que podem contribuir para melhorar o meio ambiente e resolver os problemas de circulação que atualmente caracterizam a capital.
Trata-se de obras de reabilitação da proteção costeira de Maputo e de algumas avenidas bastante degradadas, entre as quais a “Guerra Popular”, particularmente na zona da baixa da cidade.
A primeira intervenção, a da proteção costeira, arrancou nos princípios do corrente mês de Abril, devendo durar 18 meses, num financiamento do Banco Árabe para o Desenvolvimento de África (BADEA), o Fundo Saudita, o Governo de Moçambique e o município de Maputo, num total de 21.5 milhões de dólares americanos.
A empreitada começa na zona da ponte-cais de Maputo, mesmo em frente ao Ministério das Finanças, até ao bairro dos Pescadores, passando por todas as zonas intermediárias que compõem a extensão da proteção costeira.
Fonte do MCA Moçambique, empreiteiro português a quem foi concessionada a obra, disse que os trabalhos vão consistir na reabilitação do muro de proteção, na reposição do tachão nas fundações, revestimento do parapeito e construção de um novo muro que suporte a proteção nas áreas abrangidas pela erosão.
Para tal, deverão ser construídos oito esporões ao longo da costa, entre o Clube Naval e o bairro dos Pescadores, numa extensão de 13.20 quilómetros. Também será edificada um muro de proteção e reposto o tachão para a proteção da base de muro.
Neste momento, estão a ser feitos trabalhos de colocação de pedra para elevar o nível da base da barreira de proteção para, posteriormente, se reparar a própria infraestrutura, que se apresenta atualmente com muitos buracos abertos pela força da água.
A pedra usada para esta operação é trazida do distrito da Moamba, na província de Maputo, sendo que os trabalhos são efetuados em função da variação da maré.
“Nos próximos dias poderemos trabalhar com alguma regularidade nas primeiras horas do dia porque a maré vai permitir e as operações serão feitas na zona do Clube Naval, bem como nas proximidades da ponte-cais”, acrescentou.
Pretende-se com estas obras minimizar os efeitos da erosão costeira, melhorar o aspeto desta zona e as condições ambientais, bem como garantir a segurança de infraestruturas públicas localizadas ao longo da costa.

in Notícias