Arrancaram formalmente ontem as obras de reconstrução da estrada que liga a zona do quilómetro 15 e o bairro Nkobe, no posto administrativo da Machava, município da Matola.

Os trabalhos, já em curso desde semana passada, vão consistir no alargamento da faixa de rodagem para sete metros de largura e na colocação de uma nova base para permitir a asfaltagem da via.
Neste momento, o empreiteiro está a concluir o nivelamento do traçado da estrada e a eliminação dos buracos, num trabalho que já está a trazer alguma melhoria na circulação de automóveis.
O início da reconstrução da rodovia, que estava completamente destruída, foi testemunhado pelo presidente do município da Matola, Arão Nhancale, que reiterou na ocasião que a estrada deverá estar pronta até finais de Março, ou seja, dentro de dois meses.
Nhancale explicou ainda que as obras também vão consistir na colocação de margens com lancis, retirada das passagens molhadas e no seu lugar manilhas para escoar as águas de uma margem para outra.
“Até ao momento não nos queixamos de nada e acreditamos que o empreiteiro vai cumprir com os prazos estabelecidos no contrato de adjudicação da empreitada”, garantiu Nhancale.
As obras, que estão avaliadas em cerca de 25 milhões de meticais financiados conjuntamente pelo Fundo de Estradas e pelo município da Matola, foram adjudicadas às construtoras Jjr Moçambique e jrc – Construções.
Fonte deste consórcio, igualmente presente no lançamento formal da obra, disse ao “Notícias” que já está a ser concluído o nivelamento dos quatro quilómetros de estrada e os trabalhos de alargamento da via.
in Notícias